:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na última sexta-feira (07), durante toda a manhã vários prefeitos e secretários da região se reuniram no auditório do Projeto Arboretum para discutirem assuntos pertinentes ao Consórcio Construir, bem como tratar de assuntos sobre a apresentação dos projetos do consórcio, entre outras pautas relacionadas ao consórcio público intermunicipal de infraestrutura do Extremo Sul da Bahia.

Entre os prefeitos presentes, Dival Medeiros Pinheiro que também é presidente do Consórcio Público Consisal e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), inclusive Lamarão, o município em que atua já participa dos programas de consórcio para o desenvolvimento da mesma, ressalta a importância dos consórcios em todo o estado da Bahia, se expandindo em vários aspectos para estudar as demandas de cada cidade e a economia de todo o território baiano. “Com isso, é possível angariar recursos através do Governo Federal, sendo destinados aos consórcios para ter efetividade, economicidade e agilidade no processo de execução das demandas”, explicou.

O Consórcio Construir, que já existe há algum tempo em sua pré-formação e estava parado, em pauta no encontro dos prefeitos, para dar início aos próximos passos. Entre as diversas contribuições para a infraestrutura das cidades, o consórcio conta com a tarefa de dividir os recursos por número de habitantes e necessidades de cada município. Essa forma de fazer gestão consorciada traz resolutividade para os problemas e fortalece cada vez mais a economia da região. 

O presidente do consórcio no extremo sul da Bahia, que envolve 13 municípios da nossa região, Humberto Carvalho Cortes, mais conhecido como “Betão”, prefeito de Lajedão explica que a priori, a medida é facilitar o custeio dos municípios, ou seja, “fazer muito com pouco”. Betão diz que “uma ação realizada pelo município sozinho, fica caro, ao ser feita em conjunto, o poder de compra é maior, logo, o preço será menor. É importante frisar também a questão ambiental, que se torna efetiva, quando trabalhada na coletividade das cidades”. Salienta.

O Consórcio Construir possui atualmente, uma equipe técnica capacitada para dar suporte às equipes de cada município no âmbito ambiental. Um custo de 25 mil reais mensais financiados pelo próprio consórcio. A sede está localiza nos fundos do Posto GEF. De acordo com o presidente Betão, faltam apenas 2 prefeitos aderirem ao programa, para a totalidade do extremo sul baiano. Medidas para viabilizar melhorias no aterro sanitário, por exemplo, serão projetadas via consórcio. “Estamos trabalhando a todo vapor, o extremo sul só tem a ganhar”, finaliza.

 

Por Vida Diária: Andressa Lima/ Mírian Ferreira.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.