:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Com a presença do irmão João Zuqueto e outros membros da família, os padres de toda a diocese, as religiosas e a comunidade, foi celebrada a Santa Missa em memória a Dom Antônio Eliseu Zuqueto na noite desta quinta-feira (24). Padre Edvaldo Oliveira Santana celebrou a Santa Missa e contou um pouco da trajetória de Dom Antônio pela Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas.

“Nesta noite nós fizemos a memória de um humano, o falecimento de Dom Antônio, celebrar a morte é lembrar a Vida, Jesus disse: todo aquele que vive em mim, viverá para sempre. E temos sim que lembrar aquele que foi sucessor dos apóstolos, o Bispo fez muito por nossa diocese, por isso não poderíamos deixar de celebrar esta data, agradecer a Deus tudo que Dom Antônio foi para essa igreja. Além da confiança que ele está no céu, que ele vive a alegria da ressureição em Cristo Jesus”. Disse o padre Edvaldo.

Padre Edvaldo salientou ainda que a festa de hoje foi tão propicia que coincidiu com a data que é comemorada o dia do apóstolo São Bartolomeu. “O Bispo é o sucessor dos apóstolos, não poderíamos ter uma data melhor”.

Dom Antônio faleceu no dia 23 de agosto de 2016. Ele era membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nascido em 29 de abril de 1929, doou sua vida a serviço da Igreja. Foi ordenado sacerdote em 1955, bispo em 1980 e, em particular nesta diocese, tomou posse em 1983. Ao completar 75 anos, solicitou seu afastamento, tornando-se bispo emérito.

O irmão João Zuqueto veio de Marilândia especialmente para celebração. “Passei os últimos dias de vida de meu irmão ao lado dele, hoje estamos felizes em reunir a família na cidade que o acolheu junto à diocese”, disse o irmão João, de quase 100 anos de idade.

Dom Antônio foi um verdadeiro servo de Deus que deixou sua marca na história e nos corações dos fiéis. O Bispo foi sepultado na cripta sob o altar da Catedral São Pedro. Ao final da missa todos os padres se reuniram ao redor do túmulo em oração, e durante toda a quinta-feira os fiéis puderam visitar o túmulo.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

Reportagem relacionada:

Convite: Santa Missa de 1 ano de falecimento de Dom Antônio Eliseu Zuqueto

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.