:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 15 de novembro, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Estado da Bahia, o padre Jailton de Oliveira Lino, atualmente ecônomo da Delegação Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre (RS).

O Novo Bispo garante que está feliz e a comunidade pode esperar um excelente trabalho. “Vou dar continuidade ao trabalho que já estava sendo feito, retorno para a Bahia com muita disposição, muito desejo e muita alegria”. Disse.

Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Atualmente tem 52 anos de idade e 28 de sacerdócio. Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).

Saudação

Com a nomeação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo membro do episcopado. A mensagem é assinada pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao padre Pe. Jailton de Oliveira Lino

Brasília, 15 de novembro de 2017

Prezado Irmão, Pe. Jailton de Oliveira Lino.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria sua nomeação como bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA) e manifesta sua gratidão ao Papa Francisco que envia pastores para nossas Igrejas Particulares.

A boa formação científica e atuação no campo da formação dos membros de sua congregação religiosa o ajudarão no serviço episcopal ao Povo de Deus. O ministério episcopal é exigente, mas não lhe faltarão as forças de Deus e a comunhão com os irmãos bispos.

Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Papa Francisco. Escolhemos um trecho de uma homilia que ele fez durante com bispos da Conferência Episcopal Italiana, em 23 de maio de 2013: “ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda ‘não são deste aprisco’ (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos […]. Por isso, ser Pastor quer dizer também dispor-se a caminhar no meio e atrás do rebanho: ser capaz de ouvir a narração silenciosa de quantos sofrem e de acompanhar o passo de quem tem medo de vacilar; atento a levantar-se de novo, a acalentar e a infundir esperança”.

A luz e a força do Espírito Santo conduzam seu trabalho em Teixeira de Freitas/Caravelas e seu ministério seja fecundo e libertador.

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

 

 Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.