:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O sacramento da confissão é importante para que o fiel possa viver a quaresma em sua plenitude. Classificado como um sacramento de cura, a confissão, também chamada de sacramento da penitência ou reconciliação foi instituído pelo próprio Jesus Cristo, conforme o evangelho de São João: “Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23).

Pe. Paulo Ricardo explica que são necessários três atos para que ocorra este sacramento: a contrição, a confissão e a satisfação. A contrição nada mais é do que “uma dor da alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro” (Cf. CIC, n. 1451).

Sem o arrependimento do penitente, não se pode conceder a absolvição. A confissão, evidentemente, é a exteriorização dos próprios pecados. Os penitentes têm a obrigação de se acusarem perante o sacerdote, enumerando “todos os pecados mortais de que têm consciência” (Cf. CIC, n. 1456).

A satisfação, por sua vez, visa a reparação do mal cometido. Não é parte essencial do sacramento, mas integra todo o corpo.

Prof. Felipe Aquino complementa que “a Confissão é o único tribunal nesta terra, onde você entra como réu, confessa-se culpado, e sai livre e perdoado.”

Confira os dias e as paróquias que receberão o mutirão em nossa diocese. Durante todos os dias o atendimento inicia-se às 19h:

20/03 – Paróquia São José Operário

21/03 – Paróquia Santo Antônio

22/03 – Paróquia São Paulo Apóstolo e Quase Paróquia Santo Antônio

23/03 – Paróquia Catedral São Pedro

24/03 – Paróquia São Francisco de Assis

27/03 – Paróquia Nossa Senhora das Graças

28/03 – Paróquia São Sebastião

29/03 – Paróquia Santa Rita de Cássia

30/03 – Paróquia Imaculada Conceição

 

Por Vida Diária/ PASCOM Diocesana

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Exata
Lekao
GIL Academia

POPULARES Mais acessadas na semana