:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas está celebrando desde o dia 02 de dezembro, até o dia 13 de dezembro, a festa da comunidade Santa Luzia, que fica localizada na Av. Paulo Souto, sentido Rodoviária nova. O tema dos festejos é “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

Acontece celebração de segunda à sexta-feira às 19h30min, aos sábados às 18h30min e, aos domingos, às 17 horas. Sendo que, em todos os dias, há barraquinhas com comidas a venda e música ao vivo. A comunidade está vendendo até o dia 09 de dezembro (sábado) uma Ação entre amigos, no valor de 10 reais, que sorteará: no primeiro prêmio um ventilador; no segundo prêmio um liquidificador; no terceiro premio um kit da Britânia contendo liquidificador, batedeira e espremedor de frutas; no quarto premio um relógio Technos; e, no quinto premio uma bicicleta que será sorteada pelo número da cartela.

Os homenageados durante a festa serão: Legião de Maria, Mãe Peregrina, Legionários Mirins, Pastoral Litúrgica, Terço dos Homens, Grupo de Oração, Círculo Bíblico, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Religiosos, Pastoral da Catequese, Grupo de Jovens, Pastoral da Criança, Coordenadores de Pastorais, Movimentos da Comunidade, Ministros Extraordinários e Coroinhas.

Dia 2/12 houve a introdução ao tema com celebração de Pe. Junior de Jesus. Dia 3/12 o subtema foi “Primeiro passo: O encontro – ‘Dá-me de beber’ (Jo 4, 7)” com celebração de Pe. Junior de Jesus. Dia 4/12, o subtema será “Segundo passo: o diálogo – ‘Se conhecesses o dom de Deus’ (Jo 4, 10)”, celebrante Pe. Moises Antônio de Almeida Porcino, da Paróquia São Sebastião. Dia 5/12, subtema “Terceiro passo: conhece Jesus – ‘Quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede’ (Jo 4, 14)”, celebrante Pe. Paulo César, da Paróquia Santa Rita. Dia 6/12, subtema “Quarto passo: a revelação – ‘Sou eu que estou falando contigo’ (Jo 4, 26)”, celebrante Pe. Aldomiro Araujo, paróquia Nossa Senhora da Purificação. Dia 7/12, subtema “Quinto passo: o anúncio ‘Vinde ver (...). Não será Ele o Cristo?’ (Jo 4, 29), celebrante Pe. Paulo Sales. Dia 8/12, subtema “Sexto passo: o testemunho – ‘Nós mesmos ouvimos e sabemos (...), é verdadeiramente o Salvador e do mundo’ (Jo 4, 42)”. Dia 9/12, subtema “Caridade, ecumenismo e diálogo”, celebrante Pe. Junior de Jesus. Dia 10/12, subtema “A centralidade da palavra de Deus”, celebrante Pe. Junior de Jesus. Dia 11/12, subtema “Crescimento na fé mediante a beleza e a arte”, celebrada por Pe. Edivaldo e diácono José Ricardo. Dia 12/12, subtema “Adultos não suficientemente evangelizados”, celebrante Pe. Gilbertinho, da paróquia São Paulo Apóstolo. E, no último dia de festa, 13/12, o celebrante será Pe. Junior de Jesus.

Santa Luzia é conhecida como protetora da visão e por sua entrega e fé em Deus. A Oração à Santa Luzia conta um pouco da sua história:

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes que renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia protegei meus olhos e conservai minha fé.

Amém


Por: Vida Diária/Petrina Nunes-Pascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.