:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Teixeira de Freitas, 08 de fevereiro: Nesta sexta-feira (09), às 19h, na Catedral São Pedro, o novo Bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas tomará posse oficialmente do cargo através de um rito de posse canônica específico da Igreja Católica. A celebração eucarística será presidida por Dom Jailton de Oliveira Lino, mas antes ele irá receber o Báculo, o cajado, símbolo do Bom Pastor, que é utilizado por Bispos, Arcebispos e pelo Papa.

No primeiro momento, Dom Jailton será recebido e beijará a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sinal de sua entrega à Igreja de Teixeira de Freitas/Caravelas. Ele ingressa na Catedral São Pedro aspergindo o povo, e dirige-se  à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecerá por alguns instantes em adoração. Em seguida, faz a veneração à imagem do apóstolo São Pedro, padroeiro da Diocese.

Dom Murilo, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e nosso Metropolita, dá início à celebração, convidando Padre Roberto, chanceler da Cúria, a fazer a leitura da Bula Pontifícia. Após esse momento, Dom Murilo entrega a Dom Jailton o Báculo da diocese e o convida para sentar-se na Cátedra (cadeira de onde presidirá a diocese). Padre Ronaldo Cardoso falará em nome do Clero da Diocese, cumprimentando o Bispo em sinal de obediência e respeito. Esse será o momento em que todos os presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos(as) representando cada ordem ou instituto e um leigo representando a todos, saudarão o novo Bispo.

Após a saudação de todos, Dom Jailton saúda o Clero, beija o anel, retira a Mitra e depõe o Báculo. A partir daí, ele dará seguimento à celebração, com todos os ritos tradicionais da Santa Missa. Ao final, haverá a leitura da Ata de Posse.

A celebração será acompanhada por milhares de pessoas na Catedral São Pedro em Teixeira de Freitas e poderá ser assistida ao vivo pelo site da diocese (www.dioceseteixeiradefreitas.com.br).

 

Por: Vida Diária/PASCOM Diocesana

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.