:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, na Catedral São Pedro de Teixeira de Freitas, ocorreu a posse do bispo da Diocese Teixeira de Freitas/ Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino. A cerimônia iniciou às 18h30min, do lado de fora da Catedral, com o prefeito da cidade, o senhor Timóteo Alves de Brito, recebendo o bispo e entregando a chave da cidade, e continuou com o rito de posse durante a missa.

 

Estiveram presentes: Dom Murilo S. R. Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, responsável por dar posse ao novo bispo; Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana; Dom Ceslau Stanula, bispo emérito da Diocese de Itabuna - BA; Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna - BA; Dom Mauro Montagnoli, bispo da Diocese de Ilhéus - BA; Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis - BA; Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus - ES.

 

Estiveram presentes todos os padres da região e sacerdotes que acompanharam Dom Jailton em sua caminhada religiosa em Farroupilha e Feira de Santana, além de seminaristas e religiosas. Também compareceram a cerimônia, representantes políticos da cidade como o Deputado Federal, Uldurico Junior, o prefeito de Alcobaça, Léo Brito e vereadores; e, o juiz Roney Cunha, representando o Poder Judiciário. Os fieis lotaram a igreja e também a parte de fora da Catedral, onde puderam acompanhar a cerimônia pelo telão.

 

Após receber as chaves da cidade, Dom Jailton beijou a cruz e caminhou para dentro da igreja saudando a igreja com água benta, entrou na capela, onde permaneceu um período, e, depois, fez a veneração a São Pedro. Recebeu o báculo e foi reverenciado.

 

Padre Ronaldo Cardoso saudou Dom Jailton em nome de todo o clero, em seu discurso, ele falou da importância de um bom pastoreio para a igreja e como a cidade ficou feliz com a nomeação do bispo no último dia 09 de novembro de 2017. Os leigos foram representados por Douglas Kretli Teixeira e sua família (Cíntia Rodrigo Silva Kretli, sua esposa; Bárbara Leão Kretli e Murilo Leão Kretli, seus filhos). O bispo foi saudado por todos os padres presentes. Após a saudação ele beijou o anel, retirou a Mitra e depois o Báculo.

 

Acabado o ritual inicial, ocorreu a missa e, ao final da cerimônia, foi lida a Ata de Posse pelo padre Roberto Pereira da Silva, chanceler da cúria. Lavrada a ata, foi assinada pelos bispos presentes.

 

Dom Murilo S. R. Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, nos explicou que a escolha do bispo é feita após uma avaliação e a nomeação é feita pela Papa Francisco. Dom Carlos Alberto dos Santos, que ficou a frente da Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas por 11 anos e 6 meses, e saiu para assumir a Diocese de Itabuna, no dia 7 de abril, se tornando o quinto bispo daquela Diocese, veio a Teixeira participar da cerimônia do seu sucessor. Ele disse que recebeu com muita alegria a chegada do novo bispo e que um dos desafios que o novo bispo vai enfrentar é na formação de mais sacerdotes.

 

Padre Roberto, chanceler da cúria e responsável pela Catedral, diz que recebeu a notícia da vinda de Dom Jailton como um presente de Deus: “Deus foi muito generoso com nossa Diocese e todos nós estamos bastante esperançosos, não só o povo católico, como toda a sociedade”. Ele ainda ressaltou que o bispo tem dado diversos direcionamentos desde o primeiro dia que chegou a cidade, inclusive quanto às formações dos novos sacerdotes. O padre ainda disse que todos da Diocese trabalharam muito para que a Catedral recebesse os convidados para a cerimônia de posse, sabendo da importância desse momento histórico para a cidade e para a Catedral que foi inaugura no dia 5 de abril do ano passado.

 

Dom Jailton se ordenou no dia 13 de janeiro desse ano, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Na ocasião ele escolheu como lema episcopal a passagem de Mateus (6: 25): “Não vos angustieis!”, pois o trecho bíblico marcou muito sua vida: “eu aprendi desde os primeiros tempos a não me preocupar, a não me angustiar porque é Deus quem faz e ele sabe das nossas necessidades”, afirmou. Seu escudo também foi inspirado no evangelho de São Mateus (6: 23-33): “Olhai os lírios do campo e as aves do céu…”.

 

O bispo pertence a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, da qual ingressou em 1980. Em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana, na Bahia, foi ordenado sacerdote. É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

 

Desde o dia 01 de fevereiro, quando chegou a Teixeira, o bispo tem sido acolhido e amado por todos. Durante a semana ele deixou um recado para a cidade: “Eu venho com muito entusiasmo, com muita garra e com muita disposição; de mangas arregaçadas para trabalhar com vocês e trabalhar por vocês e aí eu conto com a participação de todos e com a ajuda de todos; e, quero dizer que meu coração pulsa muito e bate muito por essa missão que Deus me confiou aqui, então eu quero dedicar as batidas de meu coração a vocês”, falou.

 

Em sua primeira homilia após a posse ele falou de suas expectativas com essa missão e agradeceu a recepção da cidade. Também agradeceu a presença de seus familiares e de amigos que vieram do Rio Grande do Sul para prestigiarem essa celebração.

 

Por: Vida Diária/Pascom Diocesana

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.