:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No dia 05 de abril de 2017 a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas se reunirá na Nova Catedral Diocesana, às 19h30min, para um momento muito importante: será realizado o Rito de Dedicação da Igreja e do Altar. Esta solenidade, muito antiga na tradição da Igreja Católica, será presidida pelo administrador diocesano, Dom Carlos Alberto, e será composta por quatro momentos muito peculiares.

Os momentos são:

– Unção do altar e das paredes da Igreja com o óleo do Crisma, tornando o altar símbolo de Cristo, o “Ungido”, e dedicando a Igreja totalmente e para sempre ao culto cristão.

– O incenso é queimado sobre o altar para significar que o sacrifício de Cristo, que aí se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade.

– O revestimento do altar indicando que o altar cristão é a ara do Sacrifício Eucarístico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e os fiéis celebram o Memorial da morte e ressurreição de Cristo e comem a ceia do Senhor. Por isso, o altar é preparado e festivamente ornado.

– A iluminação do altar fazendo recordar que Cristo é “Luz para se revelar às nações”, cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a família humana.

A Celebração Eucarística ocorre logo após o Rito da Dedicação, agora as partículas são consagradas sobre o altar recém ungido, definitivamente fixo, tendo a superfície de pedra e base de madeira.

O Rito de Dedicação da Igreja e do Altar marca a inauguração da Nova Catedral Diocesana, a qual começará a receber missas de forma regular a partir de então. “Não deixe de participar deste lindo e sublime momento. Caso não possa comparecer, toda a celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais de nossa diocese”, convida Dom Carlos.

Por: Vida Diária/ PASCOM Diocesana

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Exata
Lekao
GIL Academia