:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Jubilosos, após um ano de preparação, celebramos neste sábado, 23 de Julho de 2022, o Jubileu de Diamante da Diocese de Teixeira de Freitas – BA. A programação teve início às 17h, quando as Filarmônicas saíram pelas ruas da cidade de Teixeira de Freitas em direção a Catedral Diocesana.

Já na Catedral, às 17h 30min, o Padre Leônidas Junior, fez a acolhida e iniciou a Oração do Terço da Misericórdia, rezando pela nossa Diocese, pelos fiéis enfermos que acompanhavam pelas redes sociais. Em seguida, convidou toda a comunidade para se consagrar a Nossa Senhora, finalizando com a Oração da Salve Rainha. Após a oração do Terço, a Irmã Noêmia fez um momento de acolhimento junto com o Padre Leônidas, chamando os presentes por Forania, iniciando pela Forania São José, seguida da Forania Imaculada Conceição, Forania Santo Antônio e Forania São Pedro.

 

Um momento marcante foi a apresentação das filarmônicas. A primeira foi a Lira de São Bernardo que tocou o Hino dos 50 anos da Diocese. A segunda foi a Lira Amigos Músicos de Alcobaça que cantou o Hino de São Bernardo. A terceira foi a Lira Dona Flora de Alcobaça. A quarta foi a Lira Santo Antônio de Caravelas que entrou cantando o Hino de Santo Antônio. A quinta foi a Lira Imaculada Conceição de Barra de Caravelas cantando o Hino da Imaculada Conceição. A sexta foi a Lira Pradense trazendo o Hino de Nossa Senhora da Purificação. Depois das apresentações, Irmã Noêmia convidou a todos para dar uma grande salva de palmas para todas as filarmônicas.

 

Em seguida, Padre Leônidas convidou a todos para acalmar o coração e acolher o cardeal Dom Sergio e o bispo diocesano Dom Jailton, o Padre Edvaldo – pároco da Catedral que adentraram pela nave da Catedral, seguindo para um breve momento de Adoração na Capela do Santíssimo.

 

Antes da Santa Missa, Ana Rita e Miro fizeram uma breve motivação, narrando a trajetória do Ano Jubilar e contando a história da Diocese.

 

A Santa Missa teve início às 18h30min. Foi presidida pelo cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo da arquidiocese de São Salvador e Primaz do Brasil, e concelebrada  por Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, bispo diocesano e pelos sacerdotes da Diocese. Contou com a participação dos seminaristas, do Diácono Marcos, religiosos e religiosas e muitos fiéis leigos e leigas.

 

No início da celebração Dom Jailton acolheu Dom Sergio e convidou o povo para acolhê-lo com uma salva de palmas. Dom Sergio falou da alegria em estar na celebração. Agradeceu Dom Jailton pelo convite e pela oportunidade de estar presidindo a celebração.

 

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Marcos.

 

Dom Sergio iniciou sua homilia saudando Dom Jailton, os sacerdotes, diáconos, autoridades presentes ou representadas, religiosos(as), consagrados(as), seminaristas, e fiéis leigos(as) presentes.

 

Falou da graça de celebrar os 60 anos da Diocese de Teixeira Freitas – Caravelas, com um tríplice olhar. O passado com gratidão, o futuro com esperança e o presente com compromisso. Enfatizou os sentimentos de ação de graças e profunda gratidão a tantos irmãos e irmãs que contribuíram para construir essa história, citando os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos(as), leigos e leigas.

 

“Somos convidados a olhar para frente, para o futuro, com a esperança que vem de Deus. O nosso olhar para o passado, feito de gratidão. Nosso olhar para o futuro cheio de esperança. Se completam com o olhar para o presente.”, disse Dom Sergio.

 

Ressaltou que o ano jubilar tem sido ocasião privilegiada para refletir sobre o caminho percorrido na missão de evangelizar feita pela diocese. “O que é que Deus quer de nós?”, refletiu Dom Sergio.

 

“A Igreja de Teixeira de Freitas – Caravelas tem sido fonte da bênção de Deus. Essa Igreja tem sido sinal do amor de Deus. Instrumento da graça de Deus. Que quer chegar a todos, especialmente aos que mais sofrem. Levando vida em abundância. Essa Igreja é chamada a ser fonte de graça e de bênção divina. Ninguém está excluído do amor de Deus. Ninguém deve ser excluído do nosso amor fraterno. Que esta unidade do corpo de Cristo possa cada vez mais resplandecer na vida da Diocese, por meio da unidade com nosso bispo diocesano e com o papa Francisco.”, disse Dom Sergio.

 

Dom Sergio falou sobre o caminho sinodal, conforme convite do Papa Francisco, e sobre o convite para ser Igreja missionária, ressaltando: “Em saída especialmente ao encontro dos mais pobres e sofredores para compartilhar com todos o anúncio do Evangelho. Avance para as águas mais profundas, é o que Jesus diz a Pedro. Avance, não desanime, é o que Jesus diz a cada um de nós. Sabemos que o fruto da missão dos nossos trabalhos não dependem unicamente dos nossos esforços, mas, dependem da graça de Deus.”

 

Por fim, Dom Sergio falou da importância do trabalho de evangelização feito pela Diocese nesses 60 anos: “A fé não pode ficar confinada ao templo. Ela transborda do coração e se manifesta publicamente não só pelas ações pessoais, mas, na vida comunitária. É preciso viver a fé em Deus, em comunidade, na Igreja, com a Igreja. Procurando ser no mundo sal da terra, através do nosso testemunho.”

 

Depois da comunhão, Dom Jailton agradeceu a Deus pelos 60 anos da Diocese. Agradeceu aos bispos que passaram pela Diocese. Agradeceu os sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas que deram a sua vida por causa da evangelização. Desejou que possamos continuar construindo o reino de Deus na nossa diocese. Agradeceu também a comissão do ano Jubilar. Autoridades presentes. Aos que vieram de longe para celebrar. Sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas, e lideranças pelo trabalho que realizam. Agradeceu de modo particular a Dom Sergio por ter vindo celebrar conosco, e por acolher os Seminaristas da diocese em Salvador, e entregou uma lembrança para Dom Sergio. Após, convidou a todos para dar uma salva de Palmas.

 

Dom Sergio agradeceu a Dom Jailton e a todos, pela acolhida, pelas orações e pela presença. 

 

O Diácono Marcos anunciou a benção final com a indulgência plenária. Após a bênção, houve uma chuva de fogos na torre da Catedral em comemoração aos 60 anos da Diocese. Após a Missa houveram barraquinhas com comidas e show do Ministério Amigos pela Fé.

 

O Ano Jubilar (18 de Julho de 2021 a 23 de Julho de 2022):

Desde o dia 18 de Julho de 2021, a Diocese está vivenciando o Ano Jubilar em preparação para celebrar os 60 anos de evangelização. A Missa de Abertura ocorreu na Paróquia São José Operário na cidade de Teixeira de Freitas. Nesta celebração foi distribuída uma vela do Ano Jubilar para cada Paróquias, os seminários e as congregações religiosas presentes na Diocese. Ao longo deste ano, várias celebrações foram realizadas, celebramos o Jubileu de cada Forania, Jubileu dos Leigos, do Clero, da vida Religiosa, dos Seminaristas, assim como a ereção de Paróquias, criação de Quase-Paróquias, Ordenações Diaconais e Presbiterais. Um ano intenso de grande júbilo!

Outro momento marcante foi o concurso para escolha do Hino do Jubileu, que teve como ganhador o cantor e compositor, Léo Mantovani.

 

O lema do Jubileu dos 60 anos, “Avancem para águas mais profundas” (Lucas 5,4), nos impulsiona a irmos as águas mais profundas em nossa história diocesana. Crescer firmes na fé, em Cristo, e valorizando os dons dado por Deus.

 

Diocese Teixeira de Freitas – Caravelas / BA:

 

Criada pela sua Santidade o Papa João XXIII, pela bula pontifícia “Omnium Eclesiarum”, datada de 21 de julho de 1962, a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas celebra seu Jubileu de 60 anos de história. Comemorá-lo significa unirmos a porção do povo de Deus desse território para intensificar o sentimento de pertença e fortalecer a unidade diocesana.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.