:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

hiv

Cientistas conseguiram desenvolver um anticorpo capaz de atacar até 99% das cepas do vírus da aids. De acordo com um estudo publicado nesta semana na renomada revista científica Science, o anticorpo foi capaz de prevenir a infecção em primatas. A próxima etapa, que está programada para 2018, irá estudar sua capacidade em prevenir ou tratar a infecção em humanos. A descoberta foi considerada um “avanço emocionante” pela Sociedade Internacional de Aids, de acordo com informações da rede britânica BBC.

Um dos grandes desafios na batalha contra o HIV está na grande habilidade de mutação do vírus, o que faz com ele mude de aparência quando já está dentro do corpo, criando várias “cepas” diferentes e fazendo com que o sistema imunológico tenha que combater um número imensurável de cepas do mesmo vírus simultaneamente. Para efeito de comparação, tais variações são similares ​​às do vírus influenza (da gripe) durante um surto mundial.

Mas, após anos de infecção, o organismo de alguns pacientes desenvolve “anticorpos de ampla neutralização”, uma espécie de armar capaz de matar grandes extensões de cepas do HIV. O grande feito dos pesquisadores foi conseguir combinar três desses ‘super anticorpos’ em um “triplo anticorpo específico” ainda mais poderoso.

“Eles são mais potentes e têm uma amplitude maior do que qualquer anticorpo natural que tenha sido descoberto”, disse Gary Nabel, diretor científico da Sanofi e um dos autores do estudo. Para se ter ideia, os anticorpos naturais mais fortes atingem 90% das cepas de HIV. O novo tem uma cobertura de 99%.

Para testar a eficácia do novo anticorpo, os pesquisadores o injetaram em 24 macacos que, em seguida, foram infectados pelo vírus HIV. Para sua surpresa, nenhum dos primatas desenvolveu a infecção. “Foi um grau impressionante de proteção”, declarou Nabel.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Veja.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.