:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON em parceria com a Fundação Vida Extremo Sul lançou nesta segunda-feira (02) a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, seguindo o cronograma mundial do movimento Outubro Rosa. A programação durante todo o mês de outubro conta com 08 profissionais que farão palestras sobre diversos tipos de câncer, focando principalmente no câncer de mama, em várias instituições e meios de comunicação da cidade. Além de outras ações como o dia da beleza na UNACON.

O Dr. Evandro Novais, cirurgião oncologista, agradece o apoio e a participação de um número expressivo de pessoas no lançamento da campanha e fala da importância da prevenção. “Hoje fiquei emocionado com a quantidade de pessoas, da mídia, que se fizeram presentes aqui. Estamos à disposição para ajudar nas informações à população, principalmente na prevenção, que é fácil, através do autoexame, porém, é o câncer mais comum nas mulheres”, explica o médico, o qual também informa que são feitos diariamente 200 atendimentos na UNACON, em média, de diferentes tipos de câncer. E que muito em breve, serão realizadas obras de reforma para melhorias nesses atendimentos.

009

 

A campanha do Outubro Rosa, além de levar conhecimento e informação à população, é uma forma de unificar todos os órgãos responsáveis e que atuam no auxílio do funcionamento da UNACON, como a Secretaria de Saúde que conta com uma nova gestão, o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara de Vereadores, juntamente com a sociedade em geral.

Para o Dr. Leonardo Aguiar, oncologista e coordenador da UNACON e membro da Fundação Vida Extremo Sul, o intuito da campanha é a conscientização. “Essa ação é fundamental para a importância da prevenção, que é o melhor tratamento, o diagnóstico precoce, a mamografia” disse o coordenador, que na oportunidade, chama a atenção para o Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos – GAPO, entidade que recebe os pacientes das cidades circunvizinhas que fazem quimioterapia em Teixeira, mas que se encontra com dificuldades, uma vez que a casa é pequena e já não comporta o grande número de pessoas. “É necessário fazer um investimento para aumentar a estrutura, para abraçar esses pacientes que vêm de fora, das 17 cidades que a UNACON abrange”, finaliza.

005

 

Rodrigo Kuada, que recentemente assumiu a gestão da Secretaria da Saúde explica que, com a terceirização do serviço, o setor passou por diversas deficiências, agora a Secretaria assume com autonomia. Sobre os medicamentos, Rodrigo conta que já houve o processo licitatório e, espera que a UNACON seja reabastecida em breve. Quanto à situação das mulheres que estão aguardando a reconstrução da mama, o secretário relata que se reuniu com o corpo médico do setor. “A Associação das Margaridas também me procurou para colher informações, estive com os médicos para que juntos, possamos entrar num denominador comum, pois o número de serviços da UNACON aumentou em até 04 vezes, desde a sua implantação. Com isso, algumas habilitações junto ao Ministério da Saúde não foram legalizadas. Estamos correndo atrás para que as reconstruções possam acontecer aqui. Faremos uma triagem dos casos que necessitam, e gradativamente, atenderemos à essas mulheres”, conclui.

Amigos e voluntários da Fundação Vida Extremo Sul estiveram na Avenida Getúlio Vargas, neste domingo (01), no “Domingo é Lazer” divulgando os trabalhos da Fundação e conscientizando sobre o câncer de Mama. Todos os domingos do mês, o grupo estará na avenida vendendo a camisa da campanha e com a Food Bike da Pinguin Dim, que estará com seus deliciosos pinguins (chup-chup) e toda venda será doada aos programas da fundação.

Por Vida Diária: Mirian Ferreira/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.