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A vida corrida costuma fazer com que o final de semana seja o único período disponível para encontrar parentes, bater uma bola com os amigos, ou mesmo praticar algum outro esporte. E quem nunca acordou no dia seguinte a essas atividades sentindo como se um caminhão tivesse passado por cima do próprio corpo?

Infelizmente, tanta correria no dia a dia faz com que, para muitos, fique difícil manter uma rotina de exercícios e até mesmo cuidar melhor da alimentação. Com isso, quando temos a oportunidade de praticar algum esporte, a tendência é querer “tirar o atraso” e dar 100% de nosso esforço naquela atividade.

O problema é o fato da musculatura não estar preparada pra tal sobrecarga, algo que, muitas vezes, gera pequenas lesões, que acabam nos levando direto para uma farmácia atrás de um relaxante muscular ou anti-inflamatórios ou até mesmo a problemas mais sérios, como ruptura de ligamentos ou luxações.

Como aproveitar o final de semana sem sofrer tais consequências?

Ter os exames médicos em dia é sempre uma arma de segurança nas mãos e funciona como uma espécie de termômetro, apesar de muitos não darem a devida importância a isso.

Outra dica é encontrar brechas na agenda e procurar se exercitar de forma contínua durante a semana, justamente para não precisar de sessões extremas de treinos. Só isso já nos auxilia a manter a ativação constante dos músculos e também do coração.

A verdade é que, quanto mais nos exercitamos, melhores ficamos. Isso porque a atividade física torna nossos músculos fortes e resistentes, além de fazer com que nosso coração suporte melhor uma carga mais intensa de atividade física.

O que fazer se não tenho tempo de me exercitar?

Esse é um dos principais discursos dos atletas de final de semana. A boa notícia é que, atualmente, não precisamos mais passar horas e horas dentro de uma academia para desfrutar de um bom condicionamento físico. Veja algumas dicas:

Acorde 30 minutos antes do que costuma e faça alguns alongamentos simples. Vale também aproveitar para dar uma caminhada pelo quarteirão enquanto passeia com o cachorro, por exemplo;

Se a ideia for dar um upgrade nas atividades, também é válido utilizar alguns desses aplicativos de celular que ajudam pessoas iniciantes a terem uma boa experiência com exercícios. O importante é conhecer seu corpo e saber quais são os seus limites;

Caso você até tenha alguma brecha na agenda, mas esteja sem motivação alguma para começar, uma boa alternativa é procurar treinos em grupo. Atualmente, vários parques contam com equipes de corrida e de luta, por exemplo, que recebem todos os tipos de praticantes. Procurar alguma aula coletiva na academia também pode ser uma boa opção.

Evite aquelas dores pós final de semana, lesões que limitam seu prazer nas atividades e também trazem riscos para a saúde. Se engaje em um estilo de vida saudável e ativo e desfrute o melhor da vida!

Por Vida Diária: Andressa Lima/UOL.

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