:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Aconteceu nesta quarta-feira (25), na plenária da Câmara Municipal, a última sessão de outubro da campanha do “Outubro Rosa”, e, como encerramento, houve uma ação muito bonita da câmara de vereadores em devolver 100 mil reais para a reconstrução mamária das mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama. Com cheque simbólico em mãos, foi um momento festivo e de muita sensibilidade dos que estavam presentes, dentre vereadores, imprensa, as pacientes da Unacon (Unidade de Alta complexidade em Oncologia), médicos e público em geral.

Para o secretário de saúde, Rodrigo Kuada, o recurso dos 100 mil reais veio em boa hora, “vai ajudar bastante para otimizar as reconstruções da mama das pacientes, a prefeitura vai entrar com toda a parte cirúrgica e pós cirúrgica”, disse o secretário. No tocante a todo o momento na sessão, Rodrigo Kuada agradeceu a todos os vereadores e disse que agora busca parcerias com diversas empresas para melhorar o setor de saúde, que até então se encontra em situação precária.

Disse ainda que, “nesses próximos dias terá muitas novidades para a área da saúde, vai haver uma mudança na estrutura física do Hospital Regional, com toda a mudança na parte elétrica e aquisição de modernos equipamentos”, e, reitera dizendo que os passos futuros serão para a parte básica da saúde.

A médica representante do Serviço de Mastologia da Unacon, a Dra. Rosicarla Dourado de Paula Pinto, disse que a luta contra o câncer de mama é árdua e que aos poucos a população vai descobrindo mais sobre a doença. Para a médica, “o câncer é uma doença que se a mulher descobre precocemente tem chances de cura na casa dos 95%, infelizmente, na nossa realidade, no setor público, a maioria das mulheres descobre tardiamente”, lamenta a profissional pelas grandes perdas femininas para a doença.

Além disso, destacou a importância da campanha do “Outubro Rosa” e de como se prevenir da doença, “o outubro rosa vem alertar a população sobre a importância de se cuidar (...) o melhor rastreamento da prevenção é a partir da mamografia, a partir dos 40 anos, as mulheres devem fazer um autoexame todo mês e procurar um mastologista ou ginecologista uma vez ao ano”.

Com relação ao evento na sessão, ela disse estar feliz pela mobilização da câmara, agradece pela sensibilidade dos vereadores, por todas as pacientes presentes, pois nem todas têm condição emocional para estar no evento, e pede para a população ficar atenta e se prevenir.

Nádila da Luz, uma das pacientes, fez uso da palavra no plenário, destacou sobre a luta pelos seus direitos e das mulheres que necessitam dos recursos públicos para o tratamento contra o câncer de mama. Sobre a ação na Câmara Municipal, ela se diz bem motivada com a aprovação dos recursos para o procedimento e que isso já deveria ter sido feito há muito tempo, “a gente fica na expectativa que ocorra realmente esse processo de reconstrução mamária, porque nós vamos cobrar, vamos persistir na luta, pois não é uma briga só minha (...) devemos ir à busca de um direito que é nosso, está garantido pela Constituição Federal”, bradou a paciente.

A devolução dos 100 mil reais é uma iniciativa da Câmara Municipal e prefeitura de Teixeira de Freitas e que se revela muito importante para as pacientes que estão em tratamento, principalmente, como valorização da sua autoestima e dignidade, as quais auxiliam significativamente na recuperação em meio à doença.  Assim como, a conscientização do “Outubro Rosa” tem-se revelado como uma campanha muito efetiva e que conta com todo o envolvimento da sociedade teixeirense, trazendo bons resultados para a cidade.

 

Por: Vida Diária/Andressa Lima e Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.