:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A partir desta sexta-feira (1°) cirurgias pediátricas feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas na Bahia. O motivo é o encerramento do contrato entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia (NCP) por alegações de irregularidades no contrato com o SUS.

“O contrato entre Sesab e NCP foi suspenso pela Sesab desde julho de 2016. Há 16 meses estamos trabalhando de forma indenizatória, tentando negociar com a Sesab um novo modelo contratual que mantivesse assistência digna à população pediátrica e neonatal e que mesmo com o número reduzido de cirurgiões pediátricos no estado, satisfizesse as necessidades da Sesab e estivesse de acordo com os requisitos do Ministério Público Estadual”, afirma Alexinaldo Silva, cirurgião pediátrico e diretor do NCP.

No dia 4 de setembro, o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia foi notificado a interromper os atendimentos por ter trabalhadores da Sesab em seu quadro. Em 29 de setembro, a Sesab e o MP-BA solicitaram ao Núcleo de Cirurgiões Pediátricos a manutenção dos atendimentos por 60 dias para dar tempo à Sesab de efetivar uma nova solução para a assistência a cirurgia pediátrica no estado. Sem um novo grupo de profissionais para atender aos pacientes de cirurgia pediátrica, a Secretaria de Saúde da Bahia pediu um novo prazo aos cirurgiões. O MP, entretanto, recomendou que a Sesab interrompesse imediatamente o contrato com as empresas de todas as especialidades médicas que possuem funcionários da Sesab em seus quadros.

Em nota, a Sesab informou que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (28), um edital para a contratação do serviço de cirurgias pediátrica e neonatal. "Este edital veda a contratação de empresas que possuam profissionais com vínculo empregatício com o Estado, bem como sejam sócios, dirigentes ou responsáveis técnicos, o que atende, portanto, a legislação federal e estadual no que tange as normas gerais de licitações e contratos administrativos", explicou.

A Sesab destacou ainda que lamenta a "posição adotada pela empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples, que congrega quase a totalidade dos cirurgiões dessa especialidade na Bahia, de recusarem-se a participar do processo licitatório para aperfeiçoar a relação contratual entre os médicos e a Sesab".

"A não participação dessa empresa no certame deixa as crianças da Bahia sem cirurgiões. Cabe ressaltar que a Sesab vem honrando seus compromissos e fazendo pagamentos regulares e sucessivos a todos os prestadores de serviços, mesmo aqueles em caráter indenizatório. Entendemos que a decisão unilateral da empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples não contribui para a evolução do aperfeiçoamento do modelo de relações contratuais na saúde pública do estado. Temos esperança que os cirurgiões pediátricos, profissionais sensíveis e dedicados, revejam sua posição e não prejudiquem a população, em especial, os bebês recém-nascidos e suas famílias, que serão as principais vítimas da posição da sua empresa majoritária" concluiu a Sesab, em nota, solicitando que o Núcleo mantenha em sua integralidade os serviços de cirurgia pediátrica.

Não foi informado quantos procedimentos deixarão de ser feitos nem quando deve normalizar o serviço.

Por: Vida Diária/Correio24h.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia

POPULARES Mais acessadas na semana