:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Dos tumores malignos, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente são estimados mais de 175 mil novos casos. Apesar dos números, também é o que tem a mais baixa mortalidade, desde que detectado precocemente. E esse é o mote da campanha do Dezembro Laranja 2017 – promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – que este ano traz o slogan ‘Se exponha, mas não se queime’, alertando a importância da prevenção e do diagnóstico prévio da doença. “Apesar da genética e do fototipo de pele influenciar no surgimento de tumores, a incidência de câncer de pele não melanoma pode ser reduzida em 78% com o uso regular de fotoprotetores e nos melanomas a redução pode chegar a 50%, pela simples utilização contínua do protetor solar”, alerta Gabriela Diniz, dermatologista do Hapvida Saúde.

O reforço na prevenção da doença também deve ser ressaltado nos cuidados do dia a dia, uma vez que a incidência dos raios solares durante a rotina de deslocamento de casa para o trabalho ou qualquer outra atividade diária, traz efeitos nocivos à pele. “Sofremos os efeitos da radiação ultravioleta nos deslocamentos ao ar livre e dirigindo, por exemplo. Os métodos de fotoproteção devem ser incorporados à nossa rotina, para evitar os efeitos cumulativos da exposição”, reforça a especialista.

Chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que protejam o corpo e a não exposição entre as 10h e às 16h são essenciais quando o assunto é prevenção ao câncer de pele. Lesões na pele, manchas irregulares e com várias cores, que apresentem crescimento rápido, sangramento ou mudança em seu aspecto inicial, devem ser avaliadas o quanto antes pelo médico dermatologista.

 

Por: Vida Diária/Noticia em Dia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.