:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de janeiro de 2018: O verão chegou, praia, mar, água de coco, sol e muito filtro solar (não pode esquecer!). É comum se empolgar com o agito dessa época do ano, e curtir as belezas litorâneas que há na região. Nativos e turistas, gente de todos os lugares lotam as praias do extremo sul. O site Vida Diária embarca nesse clima e traz muita informação para quem quer aproveitar o verão sem complicação. Hoje o destaque é: as viroses que podem ser contraídas nas praias.

Os vírus estão por toda a parte. No ar que você respira, na água que você bebe e no alimento que você consome. E, ao contrário do que muita gente pensa, os vírus não atacam as pessoas só no inverno. “As viroses são mais frequentes no inverno, por causa das baixas temperaturas. Mas eles também atacam no verão. Só que, nesta época do ano, o número de viroses respiratórias é menor. No calor, os vírus são transmitidos mais através da água e dos alimentos”, alerta o pediatra Marcos Junqueira do Lago, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Algumas viroses são mais frequentes no verão porque, nessa época, as pessoas tendem a beber mais água e a consumir mais alimentos leves, como saladas. Se não tomar os cuidados necessários, podem ingerir alimentos que não foram lavados corretamente.

Segundo os especialistas, os sintomas podem variar de acordo com o tipo de virose. As respiratórias tendem a provocar febre, coriza, mal-estar, dor de garganta e tosse. Já as entéricas (que castigam o sistema gastrointestinal) costumam apresentar três outros sintomas: diarreia, vômito e dor abdominal. Um dos sintomas da virose que mais preocupa os médicos é a diarreia. Por isso, recomendam que se evite a desidratação.

Cuidado com a desidratação

A principal recomendação é: evite a desidratação. Geralmente, os sintomas que a diarreia provoca são náusea e vômito. Em seguida, o paciente pode desenvolver um quadro de desidratação e, quando isso acontece, ele precisa ser imediatamente hospitalizado. Em caso de desidratação, a reposição por via oral não é suficiente. O paciente, na verdade, precisa receber até 3 litros de soro para repor tudo aquilo que perdeu no período.

Mas as viroses são doenças benignas e autolimitadas. O que isso quer dizer? São doenças que têm prazo de validade, um curso natural, de três a cinco dias, para desaparecer. Em alguns casos, os médicos podem recorrer a medicamentos que amenizam mais rapidamente os sintomas.

Risco de complicação

As viroses podem até ser doenças benignas e autolimitadas. Daquelas que o próprio organismo se encarrega de combater. Mas isso não quer dizer que elas não inspirem cuidados. Principalmente em crianças abaixo de 2 anos, que oferecem mais riscos de complicação. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 3 milhões de crianças, abaixo de 5 anos, morrem, por ano, vítimas de diarreia. Por isso mesmo, os pais devem estar atentos aos sintomas.

Virose intestinal

Não há garantias contra uma virose intestinal no verão. Porém alguns cuidados extras ajudam a diminuir os riscos:

É de fundamental importância, manter as mãos sempre limpas para evitar a contaminação;

Os vegetais, como frutas e legumes, devem ser muito bem lavados em uma solução com água filtrada ou fervida e gotas de água sanitária. Isso porque eles são um dos principais transmissores de vírus que atacam o sistema digestivo;

É preciso manter o corpo sempre hidratado para se precaver contra a desidratação. Por isso, consuma muito suco de frutas e água de coco, além de água pura, principalmente nos dias muito quentes;

Mas atenção: cuidado com água de torneira ou de bica da qual não se sabe a procedência. É mais garantido consumir água mineral em garrafas ou copinhos lacrados, de marcas conhecidas;

Cuidado com alimentos de origem desconhecida vendidos em ruas ou praias. Um lanche natural não é sinônimo de ter sido feito com os cuidados higiênicos adequados;

Sol, mar, calor, areia e dieta pouco saudável, com muita gordura, por exemplo, são fatores que contribuem, quando em excesso, para um desgaste maior do organismo, abrindo as portas para os ataques de vírus. Por isso, aproveite o verão, mas use o bom senso.

Se depois de tratados com medicações adequadas para a idade, os pacientes com viroses não apresentarem melhoras, é importante voltar ao médico e fazer exames para detectar possíveis infecções.

Aproveite o verão!

Por Vida Diária: Andressa Lima/Com informações da Revista Viva Saúde.

Fotos: Ilustrativas.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.