:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Classificar a diabetes entre tipo 1 e tipo 2, como fazemos atualmente, está errado. E pior, isso está atrapalhando o surgimento de tratamentos mais eficazes contra a doença.

Um estudo feito na Suécia e Finlândia e publicado no periódico científico The Lancet: Diabetes & Endocrinology mostrou que, na verdade, existem cinco tipos de diabetes, com características distintas entre si. A descoberta explica porque alguns diabéticos respondem de forma tão diferente ao tratamento padrão, além de ajudar a identificar aqueles que estão em alto risco de complicações.

A diabetes do tipo 1 geralmente é diagnosticada ainda durante a infância e se deve ao fato do corpo do paciente não ser capaz de produzir insulina suficiente. A diabetes tipo 2 acontece quando o corpo não produz insulina o bastante para atender a demanda imposta por fatores como a obesidade. Aí está o erro. O que chamamos de “tipo 2”, na verdade, engloba uma variedade de quatro categorias, duas das quais são formas agudas da doença.

A diabetes grave  autoimune apresenta deficiência de insulina e anticorpos autoimunes. É semelhante ao tipo 1, com a diferença de que se apresenta mais tardiamente. O tipo batizado de diabetes insulinodependente severa inclui quem tem insuficiência de insulina cuja origem não é autoimune e nem está relacionada ao peso. Pacientes com este tipo de diabetes são os com maior risco de desenvolver retinopatia, doença que pode levar à cegueira

A diabetes resistente à insulina geralmente afeta aqueles com sobrepeso e apresenta grande risco de acarretar complicações renais. Nela, o paciente até produz insulina, mas o corpo não reage adequadamente à produção. Já a diabetes de meia-idade tende a ser mais amena e de fácil controle, apresentando os seus sintomas durante a velhice.

Ainda restam algumas dúvidas a serem respondidas. Por exemplo, se o mesmo paciente pode apresentar mais de um tipo de diabetes. Mas, as perspectivas são animadoras. Os estudos atuais podem resultar em maneiras personalizadas (e mais eficazes) de tratar a doença que atinge 415 milhões de pessoas no mundo.

 

 

Por: Vida Diária/Superinteressante

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.