:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na sessão da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira (11), foi lido o ofício nº 43 de 10 de abril de 2018, de autoria do vereador Jonathan Oliveira Molar (SD), que sugere e solicita a abertura e instauração de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde Pública de Teixeira de Freitas.

O vereador Jonathan Molar precisa reunir 7 assinaturas dentre os 19 vereadores para que a sua proposta possa ganhar o plenário. Molar lembra que o poder de investigar conferido ao Legislativo brasileiro é amplo, no entanto, não irrestrito, mas tem eficácia e legitimidade, é necessário a observância de alguns aspectos procedimentais para a sua realização. Desta forma, a Constituição exige alguns requisitos formais, temporais e substanciais que tornam essa investigação restrita ao âmbito da produção legislativa e do poder de fiscalização do Legislativo sobre os demais Poderes.

O vereador Jonathan Molar explica que se conseguir as 7 assinaturas, fica possível se abrir a CPI da Saúde e é real a possibilidade de fiscalizar e investigar o que a CPI se propõe. Então mediante requerimento subscrito pelo menos por um terço dos membros do parlamento, como está prescrito no artigo 58, §3º, da Constituição Federal, fica cumprido o requisito, além é obvio, da indicação de fato determinado, e a comissão será automaticamente criada, para funcionar por prazo certo. Ou seja, o quórum para instauração do instrumento investigatório, deva ser de um terço, independente de apreciação plenária.

Contudo, o vereador Jonathan Molar explica quer após todo trabalho feito, incluindo investigação, oitivas, juntada de documentos, convicção processual, materialidade dos fatos, relatório final e outros ritos, havendo comprovação de ato ilícito, o processo, fruto da CPI, é necessário seguir para apreciação do Plenário da Câmara Municipal para valer-se a vontade da maioria.

Para o vereador Jonathan Molar a sua proposta surge da extrema necessidade que o momento requer e por não entender o tamanho da receita pública do município e da verba específica do setor da saúde e o município ainda submeter à população ao extremo caos na saúde pública, onde cirurgias são adiadas por falta de materiais disponíveis e os postos de saúde dos bairros sem poder atender seus usuários por falta de medicamentos e insumos. Para ele, faz-se necessário a instauração da CPI da Saúde para investigar profundamente as causas questionadas, que estão ocorrendo, se é mau gestão ou se está correndo atos ilícitos nas verbas destinadas aos cidadãos clientes do SUS.

Por: Vida Diária/Câmara Municipal.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.