:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 18 de outubro: Esta quarta-feira foi um dia muito importante da campanha do Outubro Rosa. A UNACON de Teixeira de Freitas promoveu um dia de conscientização, depoimentos e de muita alegria para pacientes oncológicas e seus familiares. Nesse evento, diversos momentos especiais foram vivenciados e partilhados através de bastante emoção.

 

Segundo a mastologista Daniela Pratti, “hoje a UNACON está realizando um evento voltado para as pacientes com câncer de mama e seus familiares. Possibilitamos todo um momento de lazer porque essas guerreiras merecem, com sessões de maquiagem, massagem, comidas, bebidas e muito mais. Posso dizer que foi um dia bem produtivo. Alertamos que o cuidado com a saúde da mama deve ser permanente, e não somente durante a campanha do Outubro Rosa, a paciente sempre tem que estar se cuidando, praticando atividades físicas, se alimentando de forma saudável, etc”.

 

De acordo com Flávia Garuzzi, que é micropigmentadora e esteve neste dia especial, e atenderá pacientes do SUS, “as pacientes que já forem passando pelos processos de cirurgia, que já forem liberadas com o tempo, quando já puder fazer a reconstrução da aréola mamária, vou estar micropigmentando esse desenho da aréola mamária que elas perdem durante a cirurgia. Essa é a forma que eu tenho de poder ajudar, dando autoestima e levando o meu apoio para elas”, explicou.

 

Flávia também relatou que já teve parentes vítimas do câncer e disse que o mais importante durante o estágio da doença é o apoio que eles devem receber das pessoas, porque elas se tornam muito sensíveis, principalmente no emocional.

 

Para Manoela Cardoso, coordenadora administrativa da UNACON, “na verdade, a gente faz isso com muito amor, é um dia que a gente escolhe com o intuito de levar muita alegria. Ver o sorriso no rosto dessas mulheres que lutam tanto contra uma doença tão cruel, é muito gratificante”.

 

Patrícia do Rosário é paciente em tratamento e disse estar com as forças renovadas com todo apoio que recebeu neste dia tão especial. “Vim do Rio de Janeiro, fui diagnosticada em dúvida ainda, como lá não consegui tratamento durante um ano, vim para a Bahia, morar com a minha irmã e consegui o tratamento. Assim, as pessoas daqui estão sendo muito receptivas, tive um acolhimento maravilhoso, os profissionais daqui, a secretaria de saúde de Caravelas (pois é onde moro), eles estão me dando muita atenção. Estou tendo todo suporte profissional, emocional e, principalmente, espiritual, pois sempre devemos recorrer a Deus, não importa o estado em que estejamos. O dia foi maravilhoso, é muito gratificante estar perto de outras meninas que estão lutando contra o mesmo problema, é o que nos dá bastante força. Muita gente pensa que não existe vida depois do câncer, e estou aqui para dizer que existe sim, e juntos iremos vencer”, concluiu Patrícia.

 

Ações como essa só retratam o quanto os profissionais da saúde e toda a sociedade estão tendo com o Outubro Rosa, uma campanha que a cada ano sensibiliza mais e mais pessoas no mundo, além de toda a função de informar e conscientizar sobre os cuidados com a doença.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.