:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, 68 mil homens serão diagnosticados com a doença ainda em 2018. O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. E para chamar a atenção dos homens sobre a necessidade do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença, desde de 2003 acontece a campanha Novembro Azul. Diversas entidades, empresas e instituições em todo país participam de ações para combater o tumor, o preconceito e a falta de informação de muitos homens, dificultando a prevenção e aumentando os índices de mortalidade provocada pela doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que em 2018 sejam registrados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, atingindo na grande maioria, homens com fatores de risco que incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar com a doença, fatores hormonais, ambientais e hábitos alimentares, com uma dieta rica em gorduras e pobre em alimentos naturais como frutas e verduras, além do sedentarismo e excesso de peso.

 

Segundo o médico urologista, Flávio Andrade, que compõe o corpo clínico da Instituto Brasil de Medicina Diagnóstica (IBMED), existem duas formas de se diagnosticar a doença; por meio do exame PSA, com coleta  e análise sanguínea ou com o toque retal. O urologista também destaca que o preconceito ainda é uma grande barreira no diagnóstico. “A doença é considerada um sinal de fragilidade que os homens não reconhecem como inerentes a sua própria condição biológica”, disse. Ainda segundo o urologista, cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, “apesar desse índice ter recuado nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina”. Para ele, um bom exemplo desse tipo de engajamento pode ser visto em diversas campanhas em prol da saúde do homem promovendo a realização de exames preventivos que contribuem para a  diminuição da taxa de mortalidade de 25% a 31%. “A identificação de pacientes com risco de desenvolver a doença na forma mais agressiva, por meio de parâmetros clínicos ou laboratoriais, pode ajudar a individualizar a indicação e frequência do rastreamento”, finalizou.

Prevenir é o melhor remédio

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, e por isso, o homem pode ficar atento a sintomas como dificuldade para urinar e a necessidade de ir muitas vezes ao banheiro. A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. Pessoas da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.