:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 07 de novembro: A equipe do Vida Diária acompanhou, na noite desta terça-feira (06), no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teixeira de Freitas, a grande Aula Científica com o palestrante Rafael de Marchi, que também é farmacêutico e há mais de 10 anos atua em pesquisa clínica de doenças raras. O evento teve como tema: “Sinais e sintomas da DMD e os desafios na era do Sequenciamento Genético”,

Segundo o palestrante, “a DMD é a Distrofia Muscular de Duchenne. Trata-se de uma doença rara e genética, que acomete principalmente meninos ainda criança, e ocasiona um quadro progressivo de fraqueza muscular. O diagnóstico começa com uma fraqueza muscular, depois ele tende a falar e a andar mais tardiamente, isso já mostra que a criança tem um atraso no desenvolvimento muscular”, disse ele.

Rafael também explicou sobre o processo de tratamento da doença, “se faz uma triagem por um teste chamado CPK e se confirma por um teste genético. Infelizmente, a DMD não tem cura, o tratamento é com anti-inflamatórios (corticóides), se usa um atendimento multidisciplinar, que envolve fisioterapia, nutrição e todo um trabalho para manter essa musculatura, e o que temos hoje de medicamentos está sendo desenvolvido ou já existe em outros países”.

 

De acordo com Wanderson Silva, estudante de fisioterapia, “eu vim para buscar um pouco mais de conhecimento e agregar mais conteúdo para a profissão. Nunca havia ouvido falar sobre essa doença, a conheci mais hoje. Quero ter a oportunidade de poder ajudar muitas pessoas”.

 

A pediatra Beatriz Maria, que além de participar, ajudou para que o evento acontecesse, disse que nesse primeiro momento, a palestra foi toda voltada para profissionais das áreas relacionadas, como reumatologia, pediatria, medicina, ortopedia, neurologia, fisioterapia e muito mais. E a partir desse conhecimento disseminar toda parte diagnóstica da doença, mesmo que ela não seja tão conhecida no país. Portanto, é preciso prestar bastante atenção no desenvolvimento das crianças e procurar o médico o quanto antes. Em Teixeira de Freitas existem suspeitas de alguns casos. Para mais informações acesse o site www.movimentoduchenne.com.br.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira e Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.