:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 1º de novembro: A DSun Sorvetes promoveu, na noite desta quinta-feira (31), uma Roda de Conversa sobre o Câncer de Mama, com as mediadoras Jalyli Loiola (psicóloga clínica e especialista em Psico-oncologia, cuidados  paliativos e suporte ao luto) e Daniela Pratti (mastologista com formação em reconstrução  mamária e oncoplastia). O evento aconteceu na própria sorveteria, teve um bom público e, na entrada, foi recebido a doação de 1 kg de alimento não perecível, as arrecadações serão encaminhadas ao Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO).

 

De acordo com a Dra. Daniela Pratti, “estamos finalizando o mês de outubro, hoje foi para fechar com chave de ouro, nós tivemos uma conversa bem legal e descontraída sobre Câncer de Mama, sobre prevenção, fatores de risco e muito mais. É importante disseminar a informação, para que a gente possa englobar ainda mais pessoas sobre a conscientização de prevenção à doença, a qual atinge muitas mulheres. Com este tipo de evento, as pessoas ficam mais a vontade para estar discutindo e para nós, palestrantes, também é bem prazeroso”, disse a mastologista.

 

Segundo Jalyli Loiola, “o diagnóstico do câncer causa um impacto muito grande na vida das pessoas, e não só do paciente, mas também dos familiares. O medo da doença vem até antes do diagnóstico, só de pensar que ela poderá tê-la, já começa ter um processo emocional e psicológico bem impactante. A Psico-onlogia, que é a área de especialização da psicologia na oncologia, vem ajudando esses pacientes a lidar com essas questões emocionais, com tudo aquilo que implica no diagnóstico até no tratamento. Quando a gente fala do luto e da terminalidade, a gente já está falando de uma situação mais grave, com um câncer mais avançado, em que as pessoas vão vivenciar aquele momento da perda, que pode não ser só a morte, mas a perda de um órgão”, relatou a psicóloga.

 

A idealizadora desse evento, Beatriz Ferraz de Carvalho Lins, colaboradora na D’sun, disse que foi muito importante ter um evento desse e poder conscientizar ainda mais as pessoas. “Sou formada na área da saúde, sou biomédica, falei com meu esposo, que é o Adson, proprietário da D’Sun, que não poderíamos deixar de fazer um evento como este tendo um espaço desse aqui. Então, a gente resolveu promover uma roda de conversa aberta ao público, agregando conhecimento ao maior número de mulheres e homens possíveis sobre o Câncer de Mama”, concluiu ela.

 

Além disso, a Roda de Conversa contou com uma degustação de sorvetes ao final do evento e também sorteios de mimos aos convidados.

 

Quem tiver interesse em alugar o espaço para a realização de algum evento, é só entrar em contato com o (73) 99959-5153 (falar com Adson). Ou através do instagram DSun Sorvetes.

A sorveteria está localizada na Av. Marechal Castelo, 466, Centro, Teixeira de Freitas.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.