:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!



Teixeira de Freitas: A equipe Vida diária vem buscando informação sobre um caso que ocorreu na última sexta-feira (12), porém, só no fim da tarde deste domingo (14), recebemos uma nota da S3 Estratégias e Soluções, empresa que está administrando as unidades hospitalares da cidade. Não conseguimos nenhum contato com a família das vítimas, e tão pouco eles registraram algum tipo ocorrência. Mas acompanhamos pelas redes sociais a notícia de que Kaini Alves dos Santos, que acabou de completar 15 anos (dia 10 de maio), morreu na noite desta sexta-feira, no hospital municipal, dois dias depois de ter dado à luz a gêmeos. Os bebês nasceram com 2 quilos e meio cada, mas também não sobreviveram.



De acordo com informações, Kaine, com oito meses de gestação, deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), perdendo líquido, depois de cinco dias internada e já com sérios problemas. Os médicos tentaram fazer um parto normal, isso no dia 10, não conseguiram, então resolveram fazer uma cesariana. No dia seguinte, a mãe da jovem recebeu a informação de que os dois netos haviam morrido. Kaine então foi levada para o hospital municipal apresentando inchaço, sangramento pelo nariz e manchas vermelhas pelo corpo. Para desespero da família, a jovem mãe também não resistiu e morreu.



Por ser uma menina tão nova, mãe de gêmeos e com complicações, o que se indaga é por que os médicos tentaram fazer o parto normal? O caso chocou a região. Ainda segundo a denúncia, os corpos das vítimas não foram encaminhados para o IML para serem necropsiados. Foram levados para Itamaraju por uma funerária cedida pela prefeitura. Nossa equipe, assim que soube do caso, vem tentando falar com a direção da UMMI e só então que recebemos uma nota, a qual informa: a direção da S3 Estratégias e Soluções em Saúde se solidariza com a família da jovem Kaine, falecida na última sexta-feira (12), e informa a abertura de sindicância administrativa a fim de apurar as responsabilidades, bem como a instalação de uma comissão de ética.



A empresa ainda informou que com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a melhoria contínua da assistência integral ao paciente, a S3 Estratégias e Soluções em Saúde implantará, até o final de maio, o serviço de Ouvidoria na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), UPA e Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Desde o dia 1°de maio, momento que a instituição assumiu a gestão das unidades de modo emergencial, a entidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, busca reverter o quadro de sucateamento das unidades e reestruturar os serviços de média e alta complexidade no município. De acordo com a direção da S3 Estratégias e Soluções em Saúde, o atendimento será presencial e o cidadão poderá registrar sugestões, reclamações, elogios e denúncias, bem como solicitar informações sobre serviços e procedimentos.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.