:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 24 de janeiro de 2021: A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira (22), no auditório do CER4, a apresentação do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

O Plano, apresentado para as entidades convidadas, pela diretora da Vigilância em Saúde de Teixeira de Freitas, Rosidalva Barreto, foi construído para definir ações estratégicas e programar a logística operacional para vacinar a população teixeirense contra a Covid-19, em 2021. Ele foi dividido em 4 fases e pretende apresentar a população-alvo e grupos prioritários para vacinação, definir e divulgar cronogramas de vacinação, e ser um meio de informação para que a população possa acompanhas as etapas de vacinação.

As entidades convidas foram: Conselho municipal de Saúde, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Assistência Social e Câmara Municipal.

Segundo a coordenadora da VIEP, Nereide Lisboa, o Plano é fundamental para orientar as ações de vacinação, principalmente nesse momento delicado em que tivemos que priorizar alguns públicos específicos para serem imunizados por conta da quantidade de vacina disponibilizadas, apenas 1.800 doses. “A participação das entidades é muito importante, pois nós construímos o plano, mas ele é flexível, e a participação de todos é importante nas decisões a serem tomadas nesse momento pandêmico. Destacamos que as etapas de vacinação serão amplamente divulgadas sendo informados qual público alvo será contemplado em cada etapa da vacinação”, disse.

Estimativa de Vacinação

Foi apresentado aos presentes o quantitativo total estimado de vacinação da população teixeirense, que é de 38.172 pessoas. Como descritivo abaixo:

1ª FASE

Trabalhadores de Saúde ………………………………………………………. 4.693
Pessoas com 75 ou mais …………………………………………………….…. 4.902
Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas …………………………. 45
Indígenas e comunidades tradicionais e ribeirinhos …………………… 0

TOTAL POPULAÇÃO ESTIMADA1ª Fase ………………………….… 9.640

2ª FASE

Pessoas de 60 a 74 anos ………………………………………………….…… 14.121

TOTAL POPULAÇÃO ESTIMADA 2ª FASE ……………….………… 14.121

3ª FASE

Comorbidades: Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40) ………………………………….…….. 3.609

TOTAL POPULAÇÃO ESTIMADA 2ª FASE…………………………..… 3.609

4ª FASE

Forças de Segurança e Salvamento …………………………………………….. 600
População Privada de liberdade …………………………………..………….… 585
Funcionários do sistema prisional …………………………………….…….…. 151
Trabalhadores de Transporte aéreo ……………………………………..….….. 20
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário………………………… 130
Caminhoneiros …………………………………………………………………………. 430
Pessoas com deficiência permanente severa ……………………………. 5.184
Trabalhadores da Educação …………………………………………….……… 3.570
Pessoas em situação de rua ……………………………………………………….. 100
Trabalhadores portuários ………………………………………………………..…… 0

TOTAL ESTIMADO 4ª FASE ……………………………………..………. 10.772

POPULAÇÃO TOTAL …………………………………………………………. 38.172

Por: Vida Diária/ASCOM.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.