:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A Bahia é o segundo estado com mais faltosos para receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Só depois de tomar essa injeção é que as pessoas podem se considerar protegidas contra as formas mais graves da doença. Segundo disse, nesta terça (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 1.514.627 segundas doses  não foram aplicadas no país, 148.877 na Bahia, que fica atrás apenas de São Paulo (343.925) no total de 'furões' do esquema vacinal. 

Os baianos estão à frente dos cariocas na falha à vacinação. No Rio, são 143.015 segundas doses ainda não aplicadas. O ranking dos estados com mais faltosos tem ainda Rio Grandeo Sul (123.514), Minas Gerais (89.122) e Paraná (71.857). Já os estados com menos doses em atraso são o  Amapá (5.741), Tocantins (6.033), Acre (6.191), Alagoas (7.625) e Roraima (8.555).

Segundo afirmou o  ministro, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação o mais breve possível.

Ainda de acordo com Marcelo Queiroga, a  maioria dos atrasos está em doses da  CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No total, 1.514.340 doses desse imunizante estão em atraso. Na Bahia, 148.865 pessoas não reforçaram  a CoronaVac. 

Já a vacina de Oxford/Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem 287 faltosos para a segunda dose. Na Bahia, 12 pessoas que tomaram a primeira injeção desse imunizante, ainda não compareceram aos postos para receber o reforço.

Por: Vida Diária/Correio 24h

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.