:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Após 6 meses sem médico na unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Colina Verde, foi nomeado para o cargo, Doutor Mário Sérgio pelo Programa Mais Médicos. E durante todo o dia desta última sexta-feira (23), foi realizada uma campanha de conscientização do “Julho Amarelo”. Essa ação foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais em todas as unidades.

Dr. Mário explicou que a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

“Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Mas, muitas doenças podem ser evitadas se as unidades básicas de saúde estiverem em pleno funcionamento. Inclusive, pode evitar doenças maiores e esse paciente for devidamente cuidado, e assim evitaria a superlotação na UPA e nos Hospitais”. Disse.

De acordo a enfermeira Maryany Catabriga, agora com médico, os atendimentos estão voltando ao normal. “Diariamente estamos atendendo 30 pessoas, numa média de 600 pacientes por mês. Atendemos das 7h às 11h paramos para o almoço e retomamos das 13h às 17h, atendimento de qualidade Dr. Mário, ele faz uma consulta diferenciada, com calma, suprindo as necessidades do atendido, já que estão com receitas vencidas, exames atrasados, tudo acumulado. Mas estamos bem felizes em poder ajudar quem precisa”. Disse.

Falando da campanha, no caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

No PSF é feito os exames para descobrir se o paciente tem algum desses vírus. Marque sua consulta. Dr. Mário aproveita para agradecer a equipe da unidade. “Não trabalho sozinho, tem uma equipe maravilhosa, composta de recepcionista, enfermeiras e agentes de saúde que fazem um trabalho impecável, e vou além, quando a unidade básica funciona, o morador não vai precisar de hospital, todos nós estamos aqui para servir”. Finaliza.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.