:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado (22), a equipe do Vida Diária esteve presente no Complexo de Saúde Ubirajara, no bairro Luiz Eduardo, para acompanhar o início da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 11 anos. Além do Ubirajara, outros 04 postos de saúde da cidade também iniciaram a ação: Centro de Diagnose, Residencial Castelinho, Liberdade 2 e Wilson Brito.

No Complexo Ubirajara foram vacinadas mais 11 crianças, cada vacinado teve de ficar aguardando, no mínimo, 20 minutos caso ocorresse algum efeito colateral pós-vacina. Além da ação, teve uma programação especial para as crianças, com participação da Casa da Cultura.

De acordo com Sandro Calefi, diretor de Vigilância em Saúde, "hoje, estamos em um dia muito importante para a nossa cidade, que é a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos, com a vacina da Pfizer Pediátrica. É uma vacina diferenciada com relação ao de adulto, tanto na coloração, quantidade de dose e imunizante, ou seja, testada e especificada para crianças".

"Houve um treinamento da equipe esta semana para iniciar esta ação. A gente começa de forma escalonada, diminuindo a idade (hoje iniciamos com crianças de 11 anos, até chegar em crianças com 05 anos). Para quem tem comorbidades, haverá uma documentação específica, que estará disponibilizada no site da prefeitura", concluiu o diretor, relatando sobre a preparação da equipe.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Samyra Helena de Carvalho, "esperamos que as crianças vacinadas tenham reações comuns de toda vacina, como dor local, vermelhidão, pode haver febre, enfim, sintomas vacinais. Teremos que ficar um pouco mais atentas às reações respiratórias, caso a criança apresente, e se acontecer procurar uma unidade de saúde".

Para o pequeno David Lima Rocha, de 11 anos, "estava louco para que chegasse logo essa vacina aqui em Teixeira", disse ele todo feliz e satisfeito.

O prefeito Marcelo Belitardo também esteve presente no evento. "Já está liberada para Teixeira de Freitas a vacinação contra a Covid-19 para crianças, hoje iniciamos com idades de 11 anos, a vacina é da Pfizer (dose específica para crianças). A vacina pode ter efeitos colaterais, mas o fator de proteção é muito maior, vale muito a pena se vacinar".

"O coronavírus está aí, houve um aumento significativo de casos em nossa cidade. Portanto, eu peço aos teixeirenses que usem máscara e evite ambientes aglomerados. Não vamos fechar o comércio, pois o mais importante é a conscientização", concluiu o prefeito.

Ainda, perguntado se ele enquanto médico vacinaria sua filha, respondeu categórico que sim.

 


Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.