:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!



Teixeira de Freitas: O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012, instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. O HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas) fará parte deste Plano de Expansão afirma Messias Boaventura, assessor especial do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao visitar o município nesta sexta-feira (09). 

A Radioterapia é uma modalidade médica que utiliza radiações com a finalidade de tratar o paciente com câncer e, para isso, utiliza-se o acelerador linear, equipamento que tem como função emitir essa radiação. A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Teixeira de Freitas fará parte do Plano de Expansão da Radioterapia, proporcionando atendimento aos pacientes do município e de todo o extremo sul, uma vez que, atualmente, esses pacientes se deslocam para Itabuna, cidade mais próxima para o devido tratamento no estado.

Em entrevista para o Vida Diária, Messias Boaventura assegura que os projetos estão em andamento e serão executados dentro das atividades previstas do Plano de Expansão e, para atendê-lo, o hospital precisa ter uma estrutura diferenciada para comportar os aceleradores lineares, pois são de altíssima complexidade tecnológica. As instalações exigem espaço físico com características peculiares e distintas das construções tradicionais das unidades de saúde.


A verba federal destinada ao projeto é de, aproximadamente, R$ 8,5 milhões. Caberá ao município a sua participação quanto à continuidade do projeto, após instalação dos equipamentos, bem como manutenção e pessoal qualificado. Diante disso, a mensagem aos gestores municipais é que, mesmo oferecendo um serviço de atenção especializada como é a Radioterapia, não deixem de cuidar da atenção básica, a “porta de entrada” da saúde do paciente. Messias explica que o paciente ao sair da atenção básica gera um custo maior do seu tratamento onerando o orçamento do município, assim sendo, a Saúde gasta mais em tratamentos de média e alta complexidade, sem resolutividade na atenção básica.  



O projeto de implantação está na área técnica do Ministério da Saúde. A previsão é que, em 2018, a população de Teixeira de Freitas seja contemplada com a oferta deste serviço. O almejo do Ministro Ricardo Barros, assim como de todo o Ministério da Saúde, é que os gestores gastem bem os recursos públicos, proporcionando mais serviços e de qualidade para a população, em concomitância com a gestão do Ministério, finaliza Messias Boaventura que visitou a Câmara Municipal, o Hospital Municipal e outros setores da Saúde no município.

 

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.