:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã desta terça-feira (09), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou uma reunião na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com as equipes de Atenção Básica do município, através da Secretaria de Saúde, para encaminhar uma série de informações a respeito da nova varíola (Monkeypox). O primeiro caso suspeito no município foi notificado na última segunda-feira (08).

Em relação ao planejamento estratégico de enfrentamento do surto, os profissionais de saúde vão estar reunidos com o corpo técnico da Vigilância Epidemiológica para treinamento intensivo sobre o manejo de casos, monitoramento e acompanhamento de potenciais contatos.

Decretada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 23 de julho de 2022, a nova varíola (Monkeypox) é transmitida pelo contato com lesões, fluídos corporais e objetos contaminados. Os principais sintomas são: manchas vermelhas pelo corpo, principalmente nas extremidades de braços, mãos, rostos, pernas, pés ou na região central do tórax.

“Fique muito atento a essas manchas pois elas podem fazer surgir lesões na pele em forma de pequenas bolhas (sinal característico da doença). Preste atenção também no surgimento de ínguas no pescoço e debaixo do braço, juntamente com febre de início rápido”, informou Sandro Calefi, Diretor de Vigilância de Saúde presente no evento.

Importante ressaltar que não existem vacinas e tratamentos específicos para a Monkeypox. Por isso, a prevenção e a identificação precoce são as ações mais recomendadas no momento. “O distanciamento social, uso de máscaras e o não-compartilhamento de objetos pessoais são hábitos que aprendemos em decorrência do coronavírus e podem ser aplicados no enfrentamento da nova varíola”, alertou Danilo Fernandes, secretário de Saúde do município.


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.