:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nova Viçosa: Com a presença de autoridades e da comunidade, o programa formou 36 novos apicultores da região de Nova Viçosa. A Suzano Papel e Celulose, empresa de base florestal e uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto, realizou nesta quinta-feira (10) a cerimônia de entrega dos certificados e kits de colheita de mel e pólen aos novos agentes apícolas do município de Nova Viçosa. O evento reforça o sucesso do programa na Bahia, que já conta com mais de 72 famílias beneficiadas. “O sucesso e as oportunidades geradas pelo programa são muitas. Isso fez com que nós, no mês passado, lançássemos o programa no Espírito Santo, com a formação de 40 agentes”, comentou Mariana Andreatta, Coordenadora de Responsabilidade Social da Unidade Mucuri.

Para Carlos André dos Santos Souza, o “Cirilo”, morador da comunidade de Argolo e um dos formandos, a nova oportunidade de capacitação será importante. “Ganho pouco como monitor das aulas de esporte em uma escola aqui de Argolo, e vejo o curso de Apicultura como uma ótima oportunidade de melhorar a renda da minha família”.

Os 36 novos agentes apícolas participaram de um curso de formação aberto ministrado pelos profissionais da Ecomel Natureza Pura, responsável pela parte técnica do programa. Durante três dias, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre apicultura sustentável. “Do ponto de vista ambiental esse projeto é de grande valor sustentável e econômico para essas famílias. Aproveitamos a florada do eucalipto que seria perdida. Todo o custo do material é financiado pela Suzano, que disponibiliza, inclusive, o local onde será feita a coleta. A gente deseja que o projeto continue o sucesso que é e que essas colmeias se multipliquem”, comentou Sedla Santana, secretária de Meio Ambiente do munícipio de Nova Viçosa.

O projeto de Apicultura Sustentável foi criado em 2009 pela Suzano Papel e Celulose, e desde então, cerca de 15 comunidades são atendidas nos Estados da Bahia. “Temos um potencial apícola muito interessante no nosso território e uma abertura grande das empresas de celulose, principalmente da Suzano. Hoje, no Estado, a exploração das áreas potenciais desse setor não chega a 5%”, explicou Fernando Camargo, representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, do Governo do Estado da Bahia.

Para Fernando, a forma como a Suzano gere o programa é diferenciada pois os agentes recebem o kit completo, incluindo as caixas com as abelhas operárias e a rainha. “Para nós do Estado isso é inédito. Eu não conhecia este tipo de iniciativa por aqui, uma parceria que forneça um material tão completo, onde a pessoa sai pronta para começar a atividade imediatamente”.

O programa nasceu na Bahia com o objetivo de criar uma nova oportunidade de geração de renda para as famílias que viviam da extração ilegal da madeira para a produção de carvão. Com ele, os participantes aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, recebem o aparato necessário para a atividade e se beneficiam financeiramente com a produção de mel e pólen.

Para conhecer mais sobre o projeto de Apicultura Sustentável, visite www.suzano.com.br.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

EDUCAÇÃO Cultura e Conhecimento

SAÚDE Dicas e informativos pra cuidar de você

Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:22 Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:20 Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Publicado: Terça, 19 Março 2024 18:31