:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Lajedão: O gestor municipal Humberto Carvalho Cortes, o “Betão” e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Silvano Almeida Lima apresentaram as ações realizadas referentes à pasta. Temas como o crescimento da agricultura familiar e plantio de novas culturas foram essenciais para o desenvolvimento das ações.

O prefeito de Lajedão em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho de Meio Ambiente, vem estudando minuciosamente alternativas reais e viáveis para o crescimento da agricultura familiar, com o objetivo de gerar emprego e renda, uma vez que, todo o país está passando por momentos difíceis.

Entre as ações, a implantação do projeto ecologicamente sustentável, onde a partir da análise das diversidades existentes no meio, olhando de forma prática e eficaz, chegaram na conclusão de que é possível, de forma coerente e responsável partir para o plantio de novas culturas adequadas ao solo e clima do município de Lajedão. Tais como:

Culturas consorciadas, que utilizam técnicas agrícolas de conservação, visando um melhor aproveitamento a longo prazo do solo. Consistem na plantação de espécies diferentes próximas umas das outras. As espécies escolhidas proporcionam, entre si, vantagens recíprocas quando o seu crescimento se efetua simultaneamente na mesma área agrícola, a exemplo: uva e feijão, feijão e milho, milho feijão e couve, pimenta do reino e feijão, uvas variedades itália e núbia (clima quente).

Horta orgânica, mantida na escola de tempo integral ACM Neto, onde os produtos são cultivados sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. O resultado é um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

O incentivo ao crescimento da agricultura familiar, nos plantios de hortaliças, banana, tomate, e criação de galinha caipira. Para o controle e planejamento, foi feito um cadastro ambiental rural, na oportunidade foram cadastradas mais de 350 propriedades gratuitamente.

Outros projetos estão em desenvolvimento, como o Comitê de Mandiocultura do Extremo Sul, projeto das Técnicas do CRAS, uma integração socioambiental, a Psicultura em cativeiro aguardando a entrega de 180 mil alevinos. Para o projeto Lajedão Colorida, árvores já estão plantadas nas áreas de saúde, educação e em praças públicas. Em análise, a viabilidade da goiaba tailandesa como próxima fruta na agricultura familiar. E para finalizar, o cuidado com a gestão de resíduos, setor que, com trabalho vem se mantendo limpo. 

Por Vida Diária: Andressa Lima/ Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles