:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

contrato simposio

Teixeira de Freitas: Autoridades, especialistas ambientais e parlamentares das Câmaras de Vereadores de Itanhém, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Alcobaça se reuniram pela 8ª vez na manhã desta terça-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, numa reunião especial para a assinatura do Protocolo de Intenções, que entre si, celebraram a definição das Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Itanhém.

Esta é a 8ª reunião do planejamento e visa, sobretudo, formalizar o tratado de trabalho para a realização do 1º Simpósio das Águas com o tema: “Governança da Água – Desafio para Integração do Extremo Sul no Presente e Futuro”, previsto para acontecer em março de 2018, em Teixeira de Freitas. As reuniões anteriores que sistematizaram o projeto ocorreram em 8 de abril, 12 de maio, 10 de junho, 14 de julho, 7 de agosto, 28 de agosto e a última foi em 11 de setembro. Vereadores, autoridades e especialistas ambientais vêm nos últimos 5 meses trabalhando no tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamentos científicos, relatórios técnicos e captação de recursos para revitalizar nascentes e todo o leito do rio Itanhém.

contrato simposio1

A proposta é do atual presidente da Câmara Municipal vereador Agnaldo Teixeira, que já se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e com o senador da república Otto Alencar (PSD) para tratar do assunto e agora vem reunindo ambientalistas, especialistas, entidades constituídas e as Câmaras Municipais de Itanhém, Medeiros Neto e Alcobaça para ampliar a discussão do projeto objetivando a realização do Simpósio das Águas para se captar recursos federais para projetar a recuperação da bacia hidrográfica do rio Itanhém.

contrato simposio2

Agnaldo disse que as Câmaras Municipais são as instituições protagonistas, mas é a população o grande ator desta iniciativa, informando que a assinatura do protocolo de intenções voltado à preservação dos recursos hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itanhém, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados e experiências, além de promover a cooperação técnica na área de gestão integrada dos recursos hídricos. E com a realização do Simpósio das Águas se pretende desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental no corretor do rio Itanhém.

contrato simposio3

Com o Simpósio das Águas se objetiva criar um Comitê gestor que também contemple as prioridades dos agricultores familiares quanto à elaboração dos projetos de conservação do solo. O protocolo de intenções prevê o intercâmbio de informações técnicas e dados cadastrais sobre os usuários de recursos hídricos no meio rural e as respectivas propriedades. A ação planeja desenvolver projetos e programas de conscientização de proprietários rurais e entidades representativas do setor envolvido na gestão de recursos hídricos. Pretende-se formar e capacitar o funcionamento dos organismos de bacias hidrográficas. O projeto contempla ações de recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos, com enfoque no uso sustentável da água no meio rural.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

EDUCAÇÃO Cultura e Conhecimento

SAÚDE Dicas e informativos pra cuidar de você

Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:22 Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:20 Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Publicado: Terça, 19 Março 2024 18:31