:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Suzano Papel e Celulose, na manhã desta quarta-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizou em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), o lançamento do projeto “Vem com a gente espalhar essa semente” na cidade de Mucuri (BA). O evento aconteceu no entorno da unidade industrial da Suzano. Convidados plantaram mudas de vegetais nativos para marcar o início das ações. Estiveram presentes cerca de cem pessoas, entre elas, representantes do poder público da região, imprensa local e colaboradores da empresa.

O gerente executivo de sustentabilidade da Suzano, Alexandre Di Ciero, explicou que, “na verdade, é um projeto de médio e longo prazo, porque a gente vai trabalhar com uma questão de restauração das principais nascentes do nosso rio, tão importante, o rio Mucuri”, sendo que a principal bacia fica em três municípios de Minas Gerais e é por lá que se iniciou o projeto.

A empresa está fazendo um diagnóstico das áreas para saber como será a restauração. Por isso, “fica difícil precisar quantas serão as mudas, mas nos últimos dois anos a Suzano plantou 500 mil mudas, e até 2022 a expectativa é plantar mais de 4 milhões de mudas, fora esse projeto”, disse Alexandre. O gerente ainda disse que, aquela área é de recarga e há varias espécies nativas no local. A parceria para que esse projeto venha se concretizar foi feita com a The Nature Conservancy (TNC), mas a empresa busca outras parcerias para que a cultura de recuperação seja perpetuada e multiplicada.

Fernando Santa Marta, vice-prefeito de Mucuri, vê de forma positiva a presença da Suzano na cidade, quanto à geração de emprego e renda e visibilidade para a cidade no cenário mundial. Além disso, “estamos vendo que ela [Suzano] está preocupada com a preservação ambiental”, ressaltou o vice-prefeito. “Hoje há uma crise hídrica nacional e internacional, e a gente fica muito satisfeito e seguro, até porque realmente teremos um futuro promissor com uma empresa como a Suzano”, disse Fernando.

Também esteve presente no evento o promotor de justiça regional ambiental Fábio Correia que lembrou que algumas cidades como Itanhém, Ibirapuã, Lajedão, sofreram mais com a crise hídrica que tem se instalado em nossa região, porém, mais cedo ou mais tarde, ela irá afetar a todos. “Quando se fala em falta de água, as pessoas, às vezes, não conseguem fazer a ligação de que a falta de água está diretamente ligada à falta de florestas, então, a partir do momento em que se restauram áreas de preservação permanente, que são os cursos d’água, as nascentes, os lagos, nós temos um ganho da água, e não só de quantidade, mas da sua qualidade”, explicou o promotor.

Projetos, como o da Suzano, são um grande passo para a preservação das florestas e das águas, apesar de ser um gasto muito alto no investimento, em longo prazo, traz benefício a todos, inclusive para proprietários rurais que podem fazer compromisso em preservação e ganhar parcerias para ajudar o meio ambiente, já que, o novo Código Ambiental exige essa adequação por parte do produtor rural e já há um projeto de monitoramento das áreas preservadas, finalizou Fábio.

As próximas etapas da parceria da Suzano Papel e Celulose com a The Nature Conservancy envolvem outras três ações de restauração no segundo semestre. Além disso, a empresa desenvolverá com a Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, um projeto de educação socioambiental em escolas da rede pública de ensino da região.

 

Por: Vida Diária/ Mirian Ferreira/ Petrina Nunes

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles