:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No Brasil, é celebrado hoje (31) o dia do Engenheiro Ambiental. Como atividade acadêmica, a modalidade possui 22 anos de existência e já caminha para mais de 15 mil profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. Em meio aos infindáveis recursos naturais, o país oferece uma amplidão de oportunidades para profissionais com formação multiprofissional e visão holística sobre o meio ambiente, cenário onde se encerra a atividade da área.

O profissional de Engenharia Ambiental possui habilidades que buscam o desenvolvimento e a conservação do meio ambiente de forma global. Atuam em empresas privadas, na esfera governamental (em seus diversos níveis), no terceiro setor, em comunidade acadêmica (pesquisa, novas tecnologias e docência), em organismos internacionais, perícias, projetos de sustentabilidade ambiental, dentre outros campos.

A equipe do Vida Diária conversou com Uillian Mauricio Araújo de Jesus, Engenheiro Ambiental do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Teixeira de Freitas.

  • O que motivou escolher a Engenharia Ambiental?

Devido aos problemas ambientais observados, os quais vieram à tona, como a necessidade de condições sanitárias satisfatórias, qualidade da água, monitoramento de corpos d'água e manutenção da flora e fauna, abriram um leque para a atuação de um profissional que tivesse atuação direta com as questões relativas ao meio ambiente.

  • E no cenário teixeirense, quais são os desafios ambientais enfrentados?

O município de Teixeira de Freitas, devido à expansão econômica num espaço de tempo pequeno, tem necessidades na área de gestão de resíduos sanitários, com implantação da coleta seletiva, gestão dos recursos hídricos, como nascentes e rios, bem como preservação e recuperação das Áreas de Proteção Permanentes - APPs. Muito já tem sido feito através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo que somos hoje, referência em termos técnicos no Estado da Bahia, mas muito pode e deve ser feito.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

Fonte: Informações do CREA. 

Foto: Ilustrativa. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles