:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A cidade de Teixeira de Freitas sediará entre o dia 09 e 11 de maio de 2018, no Espaço D, no bairro Monte Castelo, o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030. Trata-se de um evento para discutir a temática do desenvolvimento regional trazendo uma série de possibilidades de transformar realidades positivamente, no caso das áreas marcadas por agudos índices de pobreza e falta de investimento privado e público em áreas essenciais como saúde pública, educação, infraestrutura e meio ambiente, sendo que o esforço deve se pautar-se pela gestão horizontalizada, integrando políticas de natureza diversificada.

O 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável reunirá durante os três dias em pleno período do aniversário do 33º ano de emancipação político administrativo de Teixeira de Freitas, palestrantes renomados dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pará. No final do evento será traçado um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado para que Teixeira de Freitas receba a estrutura necessária para o seu efetivo desenvolvimento econômico na próxima década de trinta.

Conforme o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo da Saúde, a ideia nasceu em outubro de 2017 durante a realização da 35ª Exposição Agropecuária e na tarde de terça-feira do último dia 6 de fevereiro, conseguiu reunir as principais cabeças do projeto na sala das comissões da Câmara Municipal, com o apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

A reunião na ocasião foi presidida pelo próprio vereador Agnaldo da Saúde e contou com a presença do novo Bispo Diocesano Teixeira/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino; o administrador diocesano de Teixeira de Freitas, padre Edivaldo Santana; o titular da Vara da Fazenda Pública da comarca, juiz Roney Moreira; representando a Faculdade do Sul da Bahia, professor mestre Rinaldo Jeferson; e os vereadores Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); José Bernardo Gomes Cabral (PSD); Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT); Adriano Santos Souza (Podemos); José Mendes Almeida da Cruz (PSDB) e Marcílio Carlos Goulart (PT).

Mas o projeto vem ganhando corpo e hoje inúmeras outras entidades estão envolvidas na realização do programa, como: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio, CDL, ACI, Faculdade Pitágoras e muitas outras entidades importantes. Conforme o presidente Agnaldo da Saúde, a realização do 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável é objetivando criar o Plano de Desenvolvimento Integrado para planejar Teixeira de Freitas rumo a 2030 e, o que está se fazendo atualmente são para o desfrute das próximas gerações.

Para o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), o plano constitui-se em um desafio, pois há uma enorme complexidade nas dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais expressando geograficamente um rico mosaico de fenômenos e relações. Segundo Temóteo Brito, se é preciso muitos esforços para elaborar um plano para a área de influência do Projeto de Integração Regional, com a participação de todas as esferas de governo e da sociedade civil, sinalizando para um momento de corresponsabilização nas decisões e gestão das políticas públicas.

O juiz Roney Moreira lembra que planejar Teixeira de Freitas para o futuro requer um conjunto de ações efetivas e maduras, inclusive com a participação da sociedade civil e dos organismos de imprensa. E que a ação seja acompanhada de uma agenda convergente de políticas públicas que possa pavimentar o desenvolvimento do município com reflexos diretos para a região, criando resultados positivos, ensinamentos, ações horizontalizadas, percebendo o território como o repositório das relações sociais e econômicas e, portanto, construir um processo de planejamento participativo e integrado, que requer iniciativas rápidas para se construir o futuro, evidenciando o caráter transversal do desafio de promover o desenvolvimento para as áreas dos setores essenciais.

O bispo diocesano Jailton de Oliveira Lino, mais uma vez se disse orgulhoso em participar deste projeto e ressaltou que uma iniciativa como esta, precisa de uma condução pública desafiadora em relação a realidade brasileira no que tange à geração e distribuição da riqueza no território. E se é preciso em vista das condições históricas da região e das potencialidades econômicas identificadas se equacionar estudos em programas estratégicos, como Programa Estrutural de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo e Programa Complementar de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura e Sustentabilidade, apresentando uma carteira de projetos e subprojetos, com a previsão de metas e ações.

De acordo com o coordenador regional do Sebrae, Alex da Silva Brito que é mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, por se tratar de um seminário que vai traçar um Plano de Desenvolvimento que objetiva ações de infraestrutura com impactos significativos na dinâmica social e, mais especificamente, com base nos reflexos econômicos positivos que o amplo acesso aos recursos hídricos irá proporcionar nos 13 municípios da região, é importante se colocar a necessidade de planejar também as Bacias Hidrográficas para que Teixeira de Freitas tenha êxito consolidado no seu desenvolvimento urbano a partir da elaboração e execução do presente Plano de Desenvolvimento Integrado.

Por: Vida Diária/Câmara Municipal.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles