:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Durante esta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de abril, a ONG Paspas promoveu uma oficina de Joias Sustentáveis, ministrada pela Andrea Jaeger Foresti, que é assistente social e engenheira civil de Porto Alegre, e faz parte do projeto Rede Cria. Participaram da oficina, aproximadamente, 40 mulheres do Programa Minha Casa Minha Vida do Residencial Ramalho e da ONG Paspas.

Andrea explicou que veio para Teixeira a convite de Alex Fernandes, presidente da ONG Paspas, e que essa oficina foi financiada pela Caixa Econômica Federal, voltada para os moradores do Projeto Minha Casa Minha Vida. A Caixa contratou a ONG Paspas para fazer o trabalho do técnico social que, por sua vez, convidou Andrea para trabalhar a tecnologia social das joias sustentáveis.

As joias abrangem “as dimensões sociais, ambientais e econômicas do conceito da sustentabilidade”, disse Andrea, e qualquer pessoa pode produzi-las, inclusive as que não têm habilidade com trabalhos manuais.

Foram feitos colares, pingentes, chaveiros, pulseiras, dentre outros. Esses objetos podem ser confeccionados com embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet e outras embalagens, a depender da criatividade da pessoa. No curso, elas ainda aprenderam a colocar miçangas, para dar mais valor aos produtos.

Um dos principais objetivos é ensinar as mulheres que participam da oficina uma forma de complementar a renda da família, podendo vir a ser a renda principal. “A questão econômica da sustentabilidade está inserida no colar à medida que ele pode ser comercializado, então a gente promove encontros, feiras, faz parceria com o município e com algumas instituições para poder divulgar”, informou Andrea.

Rute Barbosa de Oliveira, moradora de Teixeira de Freitas que participou da oficina, disse que as joias superaram a expectativa dela, já que ela imaginou que seria algo mais simples, porém considerou as joias maravilhosas. “Quando você trabalha com produtos recicláveis ajuda a natureza e também contribui com a área econômica”, falou a aluna.

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia