:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de julho: Como já é de conhecimento de todos os teixeirenses, a ONG Paspas segue sempre fazendo trabalhos brilhantes na cidade. Um dos projetos mais revitalizadores da entidade é, com certeza, o “Joias Sustentáveis”, em que o seu curso se designa como uma tecnologia social que tem o objetivo da autovalorização pessoal de quem participa, elevando a sua autoestima e agregando valores sócio-ambientais. Dessa forma, os participantes passam a reaproveitar as embalagens plásticas, as quais seriam descartadas quando seus conteúdos fossem totalmente consumidos, e as transformam em colares, chaveiros, pulseiras, marcadores de páginas de livros, porta-guardanapos, etc.

 

O curso não se limita à confecção das peças supracitadas, oferece aprendizagem sobre técnicas de comercialização, experiência de geração de trabalho e renda de forma cooperativa, com possibilidades de inserção em redes colaborativas. Além disso, auxilia as integrantes a esboçar perspectivas de futuro, desenvolverem a autoestima e potencializarem-se como sujeitas autônomas, capazes de produzir, comercializar e se relacionar.

 

O processo de criação das peças é totalmente artesanal, o preparo da matéria prima inicia a partir da higienização e corte do material e aquecimento das peças, utilizando a chama de uma vela. Toda técnica envolve muita criatividade e subjetividade, pois as integrantes, ao criar suas peças, podem usar os modelos que o curso tem para referência ou simplesmente deixar fluir a imaginação para  imprimir sua própria marca. Existe toda uma combinação de cores, formatos e o acréscimo de miçangas, pedrarias e outros elementos que valorizam o produto final.

 

Em 2018, a ONG Paspas está na sua 2ª edição do curso, funcionando no formato de três turmas: uma no Presídio de Teixeira de Freitas-BA; outra no Posto de Saúde da Família (PSF), no bairro São Lourenço I; e, por último, no próprio espaço da ONG, no Bairro Tancredo Neves.

 

Para auxiliar no processo de comercialização, a ONG já promoveu três exposições que permitiram pessoas de diferentes locais conhecerem o trabalho desenvolvido pelo grupo. As exposições ocorreram no Shopping Teixeira mall e na Praça da Prefeitura em 2017, e na Praça da Bíblia, que ocorreu nesta sexta-feira (27), além do que foi realizado na quinta-feira (26), na sede da entidade. Foi elaborado ainda um catálogo (mostruário) das peças produzidas.

 

Todas essas ações demonstram o quanto a ONG Paspas tem buscado alcançar o desenvolvimento sustentável, com foco no equilíbrio entre a questão ambiental e econômica no cotidiano de comunidades socialmente vulneráveis. Assim, a instituição cumpre uma das suas missões, que é oferecer educação para a sustentabilidade e promover reflexões que levam a uma maior consciência ambiental, evitando o descarte inadequado de produtos, que lançados à natureza, podem ocasionar a poluição dos rios, solos e colaborar para o surgimento de doenças.

 

A sede da ONG Paspas está localizada na Rua João Amaro Gomes, n° 775, no bairro Tancredo Neves. Para informações, ligue através do (73) 3016-0795.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles