:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Atenção, a contagem regressiva já começou! Faltam apenas 10 dias para o mais tradicional espetáculo cultural/musical do Extremo Sul da Bahia. É a oitava edição do Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), que acontece em Teixeira de Freitas e concedeu para a cidade o título de capital baiana da música erudita. Este ano o Encontro vem para conduzir o público a uma viagem pelo tempo, revisitando os momentos mais especiais de todas as edições. Anota logo na agenda: será de 27 de setembro a 02 de outubro às 19 horas.

Por conta da pandemia e da responsabilidade com os protocolos de biossegurança este ano o público presencial terá número reduzido, mas a transmissão está garantida. Ao vivo, durante todos os dias de programação. Presencial, será no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM) na Urbis. Virtualmente, pelos canais oficiais do ICED.

Até mesmo o nome do evento se adaptou para as funções virtuais. O Encontro 8.0 faz essa alusão ao universo virtual.

Alerta de spoiler

A programação de segunda-feira (27) terá a Camerata do ICED. Neste dia, a nostalgia ficará por conta da reapresentação de “As quatro estações” de Vivaldi e a noite desde já assegura fortes emoções, com direito a homenagem ao saudoso Ramiro Guedes. Na terça-feira, para manter a tradição, será a noite do NEOJIBA, com o 1º Quarteto de Cordas oficial de Teixeira de Freitas. Na quarta-feira haverá novidade: o Club do Jazz, sob a regência de Edson Junior. E, quinta-feira, terá saudade embalando boas lembranças. A noite do TBT está recheada, quem quiser saber mais, terá que ir até lá.

O fim de semana será, igualmente, imperdível. Na sexta-feira à noite a atmosfera será ainda mais clássica, com “Entre Estações, Sonata Carlos Gomes, Suite Holbergs” e surpresas. No sábado a programação estará leve, animada com “Oh Happy Day, Dança Húngara” e muito [mais muito] mais. E, no domingo, tem presente para plateia, um plus. Apresentação extra, com os mesmos cuidados e toda a qualidade.

Realização Cultural

O Encontro de Cordas, bem como o ICED e sua extensa ação de cultura, são idealizações do Maestro Orley Silva e equipe. Depois de passar os últimos anos servindo à Cultura do Estado, o Maestro retornou neste ano para atuar diretamente na produção e condução do evento, ao lado de colaboradores e entusiastas. O Encontro de Cordas “é uma realização em todos os sentidos, pois serve às pessoas, à comunidade, à cultura”, pontuou ele.

Atualmente, o ICED está sob a presidência do violinista Filipe Mota, para quem o evento é “único, singular”, por impactar diretamente “tantas vidas e sonhos”, ao tempo em que “promove futuros melhores e maiores, com toda a certeza”.

Teixeira de Freitas, graças a estes esforços, faz parte do cenário musical do Brasil e integra o calendário cultural do estado da Bahia. O Encontro tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

Por: Vida Diária/Michele Ribeiro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.