:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A guarda dos vinhos é algo que precisa ser levado a sério, pois diferentes aspectos no que diz respeito ao vinho, influenciam, de forma positiva ou negativa, na conservação da bebida mais elegante do mundo. Então, pensar em umidade, temperatura e outras variáveis não é frescura, mas sim ter o correto cuidado na armazenagem para que você tenha vinhos com qualidade a longo prazo. Até porque, o enófilo muitas vezes investe uma quantia considerável na aquisição de grandes vinhos, que por falta de cuidados acabem estragando.

O fato de entrar neste tema nesta semana, é que alguns dias atrás, um amigo me solicitou que escrevesse sobre a guarda de vinhos. Ele viaja muito e sempre compra vinhos quando está viajando. Ocorre que o consumo de vinhos dele, não está no mesmo patamar das compras, de forma que os vinhos vão sendo guardados e vão ficando na sua adega seca, visto que a adega resfriada não tem muita capacidade de armazenagem. O que fazer? Como armazenar adequadamente?

Um dos pontos principais que precisamos sempre pensar, é que vinhos não são iguais em seus aspectos gerais. Temos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, jovens ou envelhecidos, vinhos para serem bebidos ainda bem novos ou para guarda. E é aí que mora o perigo, pois muitos não sabem diferenciar essas peculiaridades e acreditam que vinhos são todos iguais. E não são!!! Não mesmo!!!

 

Primeiramente quero trazer alguns aspectos importantes para o armazenamento.

LUMINOSIDADE: Não deixa a garrafa exposta à luz intensa. Procure manter o vinho no escuro ou sob luz necessária apenas para que você possa ler o rótulo. Perceba que as garrafas de vinhos tintos, são verdes ou marrons, exatamente para repelir a luz. Uma pesquisa feita pela Universidade de Mainz, na Alemanha, mostrou que a incidência de luz (especialmente luz branca), interfere na cor e no sabor dos vinhos. A pesquisa mostrou ainda que em ambientes onde as luzes possuem tons de azul ou vermelho trazem um gosto melhor ao vinho, ao passo que iluminação branca ou verde não fazem o mesmo efeito. Essa hipótese foi confirmada por pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, em uma pesquisa com cerca de 500 pessoas.

TEMPERATURA: O mais importante é que se mantenha o vinho em uma temperatura amena, entre 13º e 14º C. Frio em excesso tornará lento o processo de envelhecimento do vinho (pense em vinhos de guarda). Em temperaturas elevadas acontece o inverso, acelerando o processo, o que pode estragar os vinhos, especialmente os vinhos jovens, produzidos para serem bebidos em até 5 anos, que não possuem estrutura em taninos e ácidos que os façam suportar períodos longos de guarda. Variação excessiva de temperatura também prejudica a qualidade dos vinhos.

 

UMIDADE: A umidade do ar ideal para armazenar vinhos fica entre 60% e 70%. Acima disso, poderá haver proliferação de fungos (cujo odor também pode penetrar na garrafa), na bebida. O excesso de umidade também pode estragar os rótulos, que é muitos casos são colados com cola vegetal, mais suscetível à proliferação de fungos. Já em ambientes onde a umidade fica abaixo de 60%, as rolhas são afetadas, podendo até mesmo ocorrer vazamento do líquido. Caso queira, você pode adquirir um higrômetro, que é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera.

VENTILAÇÃO E ODOR: Procure manter a adega sempre bem arejada, para evitar o desenvolvimento de fungos e mau cheiro. Os vinhos devem ser mantidos longe odores que venham da cozinha, provenientes de produtos químicos de limpeza, inseticidas ou mesmo de alimentos, como o alho, que pode passar o odor pra rolha, contaminando o vinho.

 

Além destes fatores superimportantes, mantenha os vinhos na horizontal para manter a rolha úmida. A rolha ressecada pode perder o poder de vedação, permitindo a entrada de oxigênio na garrafa, oxidando o vinho. Procure também manter os quietos, em lugares sem trepidações, pois movimentações constantes podem alterar as características do vinho.

E claro, fique de olho no calendário. Verifique se o vinho suporta guarda. Normalmente vinhos reservas e gran reservas suportam mais tempo. Não é uma regra, pois podemos ter vinhos sem essa denominação, mas com estrutura para se guardar por anos. Verifique álcool, taninos e acidez. Veja com a vinícola ou sites especializados sobre o vinho. Use aplicativos onde você tenha referências sobre os mesmos. Na dúvida, entre em contato comigo. Ainda, procure consumir os vinhos por tempo de compra. Consuma aqueles mais antigos e guarde os que tenha comprado mais recentemente. Claro que isso não se aplica a vinhos que suportam guarda.

Se puder adquirir uma adega resfriada, dê preferência a uma que funcione com compressor. Elas são mais duráveis, possuem melhor controle de temperatura para mais frio ou menos, e armazenam grande quantidade de vinhos.

E lembre-se: não espere ocasiões especiais para beber determinados vinhos. A ocasião especial é agora. Um brinde à vida!!!

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR/WSET1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.