:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Começa a valer nesta quarta-feira, 1º de junho, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A atualização do documento chega com mudanças, como na paleta de cores, disposição das informações do motorista, além da implementação de dispositivos de segurança para combater fraudes.

Uma das principais dúvidas dos condutores é se a nova versão da habilitação terá custos adicionais. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), a resposta é não. Além disso, a troca não é imediata, mas gradual. Ela poderá ser feita automaticamente durante o processo de renovação do documento ou emissão da primeira e segunda via.

Padrão internacional

Para garantir mais segurança ao condutor, a nova CNH conta com um código no verso, o mesmo usado em passaportes. A ideia é que o documento possa ser utilizado também em embarques nacionais para determinados países e se aproxime do padrão internacional dos documentos de trânsito.

O motorista também pode escolher se o documento será emitido na versão digital, impressa ou nas duas. Caso queira utilizar a versão digital, é preciso baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.

Mudanças na nova CNH

Confira a seguir uma lista de alterações estabelecidas no novo modelo da CNH:

- Novo modelo possui combinações de cores verde e amarelo, diferentemente da versão verde atual;

- O local de assinatura do condutor, que antes ficava depois da dobra, agora é abaixo da foto;

- Consta na primeira parte do documento a sinalização do tipo de permissão que o motorista possui, sendo “P” para CNH provisória, e “D” para CNH definitiva;

- O novo modelo da CNH conta com um campo para o nome social, com possibilidade de inclusão da filiação afetiva, como de dois pais e duas mães;

- No quadro de observações consta uma tabela destinada a conter informações específicas do condutor, se ele possui restrições de saúde ou realiza atividade remunerada;

- Um quadro com as silhuetas de veículos também foi colocado no documento para indicar quais categorias o condutor está habilitado.

 

Por: Vida Diária/Ascom



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.