:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 24 de abril: Com apenas três anos de existência, o grupo Texas Inline, que também é conhecido como “Amigos do Patins”, tem crescido consideravelmente na cidade, o resultado veio através de muita persistência. Trata-se de um grupo de pessoas praticantes de um esporte que muitos amam, mas que por falta de estrutura não praticam com mais eficácia, que é a patinação.

 

Johnathan Figueredo Mussagy é servidor público municipal e um dos fundadores do Texas Inline, ele explica que o nome do grupo foi criado através do próprio significado, porque “inline” quer dizer patinação em linha, com modelos de patins inline. Veja abaixo mais detalhes: “O grupo Texas inline foi resultado de uma ideia que surgiu no primeiro semestre de 2015, quando fui a Belo Horizonte e tive o prazer de patinar na Esplanada do Mineirão. Vendo aquela situação e como foi bom o evento, eu senti o desejo de trazer aquilo para a nossa cidade, vi que tinha muitas pessoas apaixonadas pela patinação, mas não havia lugar para a pr&a acute;tica desse esporte. Fiz contato com alguns amigos e descobri que alguns tinham patins, então, fiz contato com o secretário de Esporte e Lazer e consegui a quadra poliesportiva que fica atrás do Complexo Esportivo. Com isso, reuni a galera para fazer uma aula experimental, e quando vi que estávamos em 3 a 5 pessoas, deduzi que o local estava muito escondido e, por isso, não tínhamos tantos adeptos. Procuramos novamente a Secretaria de Esportes e solicitamos um local na avenida para que pudéssemos patinar, e na ocasião fomos autorizados a fechar o trecho em frente ao Hospital Sobrasa. A partir disso vimos que o número de patinadores cresceu consideravelmente, pois estávamos mais em evidência e pela qualidade do local”, relatou o servidor público.

 

Entretanto, logo depois, os praticantes do esporte sob patins ficaram novamente sem local, chegando a fazer seguidas reuniões com representantes do governo municipal, mas até agora nada.

 

Ultimamente, o grupo conseguiu uma autorização para patinar no Shopping Pátio Mix, “está sendo uma realidade muito boa, quase todo dia tem pessoas lá patinando e muita gente tem nos procurado para saber como faz a aquisição dos equipamentos. O grupo é sem fins lucrativos, o objetivo maior é difundir a prática do esporte na cidade. Como se pode ver no grupo, as características estão mais no lazer do que no aspecto esportivo de fato. O ambiente é muito amistoso, nós temos uma relação de amizade muito boa, qualquer pessoa que chegar será muito bem recebida por todos”, explica Johnathan.

 

A patinação, além de ser um esporte de lazer, traz diversos benefícios para a saúde, como, por exemplo, melhora a circulação sanguínea, a pressão corporal, benefícios musculares e, por ser uma atividade bastante aeróbica, trabalha muito a respiração, os braços, as pernas, enfim, é um esporte completo.

 

No Texas Inline, o patinador praticará três modalidades específicas: o fitness (que se assemelha ao cooper, caminhada), o slalom (manobras entre cones e que se assemelha com uma dança) e tem o urbano, ou também chamado de rolê, em que a pessoa passa por ruas e avenidas, e se depara com obstáculos naturais.

 

Johnathan conclui dizendo que no grupo não tem um representante oficial, existem alguns líderes, mesmo porque o Texas Inline ainda está em processo de formação. Para quem estiver interessado, o grupo se reúne com maior frequência à noite, no Shopping Pátio Mix, a partir das 19h, quase todos os dias. E, existe também o “rolê da madrugada”, que acontece aos domingos de manhã, às 06h, na Praça 07 de Setembro (em frente à Jal Autopeças). Faça parte dessa modalidade e sinta a adrenalina da patinação!

 

Por: Vida Diária/ Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.