:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 12 de outubro: Com muitas histórias para contar, entre elas muitas felizes e tristes, um grande público, e talento, aconteceu nesta quinta-feira (11) um momento de muita emoção e agradecimento, foi o aniversário de 5 anos da Orquestra 9 de Maio, um projeto de sucesso do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). O evento foi realizado no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM).

 

Para o Maestro Orley Silva, “foi uma noite memorável, são 5 anos, e a gente olha para trás e fica feliz em ver tudo que foi construído. Quando vi hoje essa plateia toda de pé, acompanhando a música, os músicos tocando e perceber que aquele momento foi muito especial para eles, me deixou muito contente, pois sabemos que estamos em uma outra geração, novas famílias estão aqui e novas pessoas foram alcançadas. O sentimento é de missão cumprida e responsabilidade maior para que o virá pela frente”, disse o maestro.

 

Ele ainda contou que Teixeira precisa de um espaço maior para as diversas manifestações culturais na cidade, como através da dança, da música e do teatro. A Orquestra 9 de Maio enfrentou muitas desconfianças e hipocrisia de muitos governantes locais, “o projeto não acabou como muitos queriam, muito pelo contrário, tornou-se um grande patrimônio de Teixeira de Freitas”, desabafou Orley.

 

Além disso, quem esteve presente nessa noite incrível foi o Vereador Jonathan Molar, o qual anunciou que destinará parte de uma verba para o ICED no ano de 2019. Essa informação foi muito importante, já que a entidade não tem apoio do governo local, enquanto que em nível estadual, o projeto foi beneficiado por emendas parlamentares dos deputados Maria Del Carmem e Nelson Pellegrino. “Ao ver esse discurso do vereador, eu vejo na prática o quanto o Jonathan Molar tem demonstrado que está fazendo a diferença, não com palavras, mas com atitude”, relatou o maestro.

 

No palco, cerca de 120 músicos se apresentaram lindamente para toda a plateia presente. Atualmente, o ICED consegue atender em torno de 300 alunos, distribuídos entre as cidades de Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Alcobaça e Itanhém. O propósito é de transformar a vida de muitos desses alunos atendidos, tirando-os das ruas e capacitando-os através da música e da cultura. “Tudo é possível quando se tem compromisso e seriedade”, concluiu Orley Silva.

O evento teve como apoio: IBM, Projeto NEOJIBA, Pacto pela Vida, Teleinfor, Jacarandá Clube e Hotel, CEEV, Casa das Cópias, Dona Flora e muito mais.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.