:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 08 de outubro: Um momento histórico para a região! Aconteceu, na noite da última segunda-feira (07), a inauguração do Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN), sendo Teixeira de Freitas uma das três cidades beneficiadas nessa etapa (as outras duas cidades foram Feira de Santana e Vitória da Conquista). O evento, realizado na IBM (Igreja Batista Memorial), contou com a presença de várias autoridades.

 

De acordo com Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, “vemos que há muita gente talentosa na cidade e região, então, é um prazer em estar aqui inaugurando o Núcleo Territorial NEOJIBA no Extremo Sul. Com a unidade, haverá um aumento da oferta, temos em torno de 126 atendidos, e com o núcleo, passaremos a atender 300. Além disso, o objetivo também é estimular que as cidades vizinhas possam utilizar a tecnologia NEOJIBA para ampliar a sua participação na região. Portanto, a ideia é ver fanfarras, filarmônicas, corais e inúmeros outros”.

 

O secretário também da importância do projeto para o estado desde que foi criado. “O NEOJIBA atendeu nestes 12 anos mais de 10 mil jovens, a ideia nesta fase agora é ampliar para os 417 municípios do estado. Até o final de 2021, teremos um total de 10 núcleos, contando o de Salvador e mais 09 importantes centros em toda a Bahia, consolidando uma boa base. Cada núcleo terá uma estrutura própria, tendo o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais para os jovens e seus familiares, e a partir das demandas recorrentes, estaremos fazendo as contratações necessárias”, concluiu Carlos Martins.

 

Segundo Eduardo Torres, diretor musical e maestro do NEOJIBA, “o que é feito aqui no ICED é um trabalho de elevado nível, já há algum tempo ouvimos falar que os meninos de Teixeira de Freitas são bem preparados, através do apoio de Orley Silva e a Kênia (Gislane Romana). Com o núcleo, o interesse agora é ampliar, para que mais e mais jovens sejam beneficiados, em que terão a oportunidade de fazer parte de um ótimo espaço para a convivência social, um lugar de aprendizado. O Núcleo Territorial ampliará em tudo, principalmente, em eventos. As crianças e jovens sairão lucrando aqui nas redondezas, haverá instrutores para diversos instrumentos, regentes e muito mais”, disse Eduardo.

 

Emocionada, a coordenadora do NTN Teixeira de Freitas, Gislane Romana, disse o seguinte: “nós somos a terceira cidade a receber o núcleo, isso é muito importante, pois Teixeira de Freitas já sai na frente. Com tudo isso, ganharemos em construção de conhecimento musical de excelência, apesar que já desenvolvemos música aqui no ICED. Mas, agora, o Núcleo NEOJIBA vem concretizar um sonho, uma trajetória, e que teremos realmente mais suporte e apoio, o qual nos faltou em alguns momentos. Agradeço a todos os pais pelo carinho e confiança em que nos depositou, porque foi com a parceria deles que nós estamos aqui até hoje, e o núcleo fortalecerá ainda mais esse apoio junto à família.

 

A noite foi de muitas emoções, teve apresentações de vários projetos e cidades do território, dentre eles: Santo André - IASA; Porto Seguro - MUSICART e ECOAR (2 projetos); Itamaraju - Esperança Cultural; Alcobaça - Dona Flora; Posto da Mata - OrFs-ICED; Itanhem - ABC do O; Caravelas - Arte e Manha.

 

Devido ao ótimo trabalho desenvolvido pelo ICED ao longo dos anos, foi o que motivou a vinda do Núcleo NEOJIBA para a cidade (região). Parabéns a todos que lutaram por tudo isso!

 

 Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

Fotos: Tati Golsman

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.