“Evento com presença de professores de reconhecimento internacional. Todas as noites, apresentações artísticas. Os eventos serão realizados em auditórios, sala de concertos, praças públicas, e ginásio de esporte. ”
Teixeira de Freitas: A contagem regressiva começou, com ela, intensificam-se os ensaios, os ajustes dos instrumentos, os preparativos, a arrecadação de fundos – afinal todos querem participar. O frio na barriga cresce, a correia da produção aumenta e os sons seguem no ar. Faltam poucos dias para o 5º Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento- ICED. Os artistas são as crianças, adolescentes e jovens de toda a região que, diariamente, lapidam seus talentos e fortalecem suas próprias histórias e autoestima. O atrativo é a boa música, que neste ano terá repertório inovador com o tema “Do Erudito ao Tropicalismo”. O evento será de 17 a 22 de julho, em Teixeira de Freitas, no salão da Igreja Batista Memorial e em apresentações itinerantes, distribuídas pela cidade como cápsulas de arte e alegria.
Essa história real que exalta a cultura, tem jeito de conto de fadas, sonoridade poética, mas é vida real. E, justamente por isso tem dureza, dificuldades, persistência e superação. Em cada artista, um universo inteiro e toda a sua complexidade. Em cada grupo participante, sua própria superação. Para participarem do Encontro, houve quem organizasse eventos, bazar, vendesse guloseimas... Cada um a seu modo está vindo participar. O esforço, eles sabem, vale a pena. O evento é uma oportunidade de aprender ainda mais, é a chance de uma experiência como concertista. Mais do que isso, é uma vitrine capaz de mostrá-los para todo o país e até para o exterior. Entre os professores, o ICED convidou importantes artistas, vários deles são estrangeiros e estarão aqui vendo de perto esses talentos, futuros profissionais. Serão, aproximadamente, 300 participantes.
50 anos de lá, 5 de cá
O Encontro de Cordas é um evento que já faz parte do calendário Cultural do Extremo Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e do turismo nacional com projeção internacional. Há cinco anos o Encontro promove conhecimento e encanta plateias. Trata-se de uma reunião de sonhos e talentos embalada à música. Há cinquenta anos, outros jovens, também movidos por sonhos e ideais, criaram um movimento também embalado à boa música. O tropicalismo foi uma renovação cultural e musical. Revelou nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Gosta.... Essas semelhanças e todos os contrastes, justificam o tema escolhido. “A ousadia nos atrai”, conta o maestro Orley Silva, grande idealizador do ICED.
As inscrições seguem abertas (http://iced.org.br/destaque/inscricao-5-encontro-de-cordas-do-iced/) no site do ICED. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Assim como os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro, sintonizando a eletricidade com as informações da vanguarda erudita, o 5º Encontro será um momento de progresso na vida dos alunos participantes. Junto às aulas práticas, haverá promoção do conhecimento científico.
Produção cientificamente musical
O evento científico será nos dias 20 e 21 de julho e faz parte do Encontro de Cordas. Trata-se do 2º Colóquio Nacional de Educação Musical com a temática “A Influência de Movimentos Musicais na Produção Musical Brasileira como Recurso Didático para o Ensino de Música”.Será o momento “ que vai viabilizar um espaço permanente e dialético para que propostas e reflexão de práticas cotidianas do ensino da música possam ter efetividade e melhores resultados neste fazer educativo”, explicou Gislaine Romana, presidente do ICED.
Os encontros serão na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, também em Teixeira de Freitas, com a presença de convidados especiais e profissionais renomados no ensino de música. As inscrições estão abertas (http://iced.org.br/destaque/inscricao-2-coloquio-nacional-de-educacao-musical/) e devem ser feitas no site da organização.
Outras informações: (73) 3013 55 15 [email protected] Site: iced.org.br
Por: Vida Diária/Decom
Reportagem relacionada:
Contagem regressiva: Faltam 10 dias para o 5° Encontro de Cordas do ICED
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.