Está acontecendo, nesta segunda-feira, 27 de março, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o 7º Encontro com Diretores e Coordenadores das escolas municipais. O evento tem a presença da palestrante Prof.ª Lourdes Atié, que é socióloga, com pós-graduação em Construtivismo em Educação, e é um dos grandes nomes no país que fala sobre comunicação e inovação no ramo educacional, que representou a Faber-Castell.
Esse encontro é uma parceria do setor público e do setor privado, entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com a Nova Papelaria, a Estoque e a Faber-Castell, explicou o secretário de educação Hermon Freitas. “A educação precisa desta visão empreendedora do ambiente privado para que os diretores possam trazer inovação para o município e para a gestão deles nas escolas” ressaltou o secretário.
Compareceram no evento diretores e coordenadores de 83 escolas do município, incluindo as escolas rurais, as dos distritos e as da sede. Essas escolas também já receberam o material disponibilizado pela empresa Faber-Castell.
Os proprietários da Nova Papelaria e da Estoque estiveram presentes no evento. De acordo com Douglas Kretli, que tem feito essa parceria com o município e a Nova Papelaria em todos os encontros, esse momento “foi criado para poder oferecer aos educadores de Teixeira e região uma oportunidade de crescimento profissional e atualização, por meio de uma melhoria contínua que devemos ter, enquanto profissionais”.
Há dois anos a Faber-Castell também abraçou essa parceria, o que melhorou ainda mais os objetivos dos encontros. “Isso que queremos: essa parceria público e privada para continuarmos a dar esse presente para a educação”, garantiu Douglas. Ele ainda ressaltou que, além de Teixeira, haverá esse encontro nas cidades de Medeiros Neto, amanhã (dia 28), a partir das 14 horas, Prado, na quarta-feira (29), também a partir das 14 horas e na cidade de Mucuri, na quinta-feira (30) às 8 horas.
A professora Lourdes Atié falou sobre o tema “Inovações que fazem sentido para a escola”, e nos explicou que os profissionais “têm que inovar sabendo o que quer, e o que queremos é ser gente”, isso se referindo ao fato que não basta ter tecnologia, a inovação vai além da tecnologia, e inclui a experiência e o sentido das ações.
A palestrante ainda ressaltou que “tem que ficar atento aos modismos, pois com os modismos a gente acaba como consumidor e não como protagonista”. Ela afirma que o Brasil vai mal no que se refere a educação e, por isso, é necessário o protagonismo por parte dos profissionais.
Essa palestra faz parte do Programa Escolar, promovido pela Faber-Castell, que leva palestras e materiais aos profissionais em educação, gratuitamente, por todo o Brasil, e, até junho, a expectativa é que mais de 15 mil educadores fechem o ciclo de 2016-2017.
Por Vida Diária/ Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.