:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas em Festa: Hospital Costa das Baleias será Inaugurado e Dr. João Bosco será o diretor Médico


Teixeira de Freitas: A cidade de Teixeira de Freitas está em contagem regressiva para a grande inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, prevista para o próximo dia 10 de maio. Segundo apurou a nossa equipe de reportagem, a organização do governo do estado está mobilizada para trazer uma presença ilustre para o evento: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, depende da agenda do presidente.


Em meio aos preparativos, o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. João Bosco, compartilhou sua emoção e gratidão em uma mensagem emocionante. "Minhas queridas e meus queridos amigos do Extremo sul da Bahia, particularmente o meu povo teixeirense. Não podia nesse dia deixar de compartilhar com vocês a minha alegria", disse ele, expressando sua gratidão ao governador Gerônimo, a secretário de Saúde do Estado Roberta Santana, Adolfo Loyola, e à diretora da IFF, Marcos, por confiarem a ele o cargo de Diretor Médico do novo hospital.


Dr. João Bosco enfatizou a importância do hospital para a comunidade, destacando seu compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. "A vida, independente de cores partidárias, vale a mesma coisa; a vida do pobre vale a mesma coisa da vida do rico, e a nossa missão é dar esse atendimento carinhoso, afetuoso e técnico, profissional, para melhorar a vida do nosso povo", afirmou.

Com a promessa de dar o melhor de si para que o hospital cumpra sua missão de salvar vidas e amenizar sofrimentos, Dr. João Bosco convida a todos para se unirem nesse momento histórico para a cidade e para o estado da Bahia.

A comunidade teixeirense e os cidadãos de Teixeira de Freitas aguardam ansiosamente a inauguração, que promete ser um marco na saúde pública da região, com a esperança de que a presença do presidente Lula traga ainda mais visibilidade e apoio ao projeto.

Por: Vida Diária/ LN

Florestas Culturais: etapa 2024 realizou plantio em mais de 18 hectares em T.I. Maxakali

Depois de todo o êxito da etapa 2023 do projeto Florestas Culturais, o Programa Arboretum de Restauração e Conservação da Diversidade Florestal celebra mais um importante resultado do Projeto na etapa 2024, superando a marca de 18 hectares de área restaurada na Terra Indígena Maxakali, Aldeia Pradinho em Bertópolis/MG. Onde houve plantio de 26.065 mil mudas nativas, 3,3 mil mudas frutíferas e 6 mil bananeiras. Os plantios foram nas modalidades de SAF, Restauração e Enriquecimento. Além de inúmeras conquistas no âmbito do conhecimento.

Nesse ano, as novidades começaram pelo nome do projeto, que em diálogo com os indígenas, foi rebatizado de Mimãtihi, que no idioma deles significa Floresta Viva. O Programa Arboretum, que está localizado em Teixeira de Freitas/BA, Brasil, realiza o Projeto Florestas Culturais em parceria com a iniciativa RESTAURaccion FY do Serviço Florestal Canadense – Floresta Modelo Hileia Baiana.

O objetivo do projeto “Florestas Culturais” é promover, e até mesmo resgatar, tradições vinculadas à conservação da floresta biodiversa na paisagem, com foco especial nas comunidades tradicionais. A restauração florestal associada ao uso sustentável de recursos é a estratégia do projeto para promover a floresta, associada à segurança alimentar.

O consentimento

O marco oficial da etapa 2024, aconteceu em 16 de janeiro. Na ocasião, a equipe do Programa Arboretum, em visita ao T.I. dialogou sobre a proposta com os indígenas. A apresentação dos detalhes da etapa 2024 do projeto Florestas Culturais aconteceu tanto em português, quanto no idioma nativo Maxakali, do tronco linguístico macro-jê, garantindo que todos pudessem opinar e participar ativamente nas decisões.

As oficinas

Oficinas participativas foram muito importantes para os processos de restauração florestal. Nesta etapa, foram feitas as oficinas: de “Mapeamento Socioambiental”, com vistas ao diagnóstico participativo afim de compreender o dia-a-dia do povo Maxakali (ou Tikmũ'ũn, como eles se autodenominam) e refletir sobre seu território; a de “Sementes” na qual os participantes puderam compartilhar conhecimentos ancestrais sobre a colheita de sementes e; de “Produção de Mudas”. Sendo que as duas últimas foram realizadas juntas.

O conjunto de oficinas serviu para compartilhar informações que cooperem para a conservação e dispersão dos elementos naturais. Cento e quinze indígenas estiveram envolvidos, além de mais de 50 crianças.

O plantio

Durante os plantios, adultos e crianças participaram das atividades lado a lado com a equipe técnica do Programa Arboretum e o Instituto Opaoká, parceiro do Programa Arboretum. Ao mesmo tempo em que os Maxakali levaram toda a produção muito à sério, evidenciando conhecer a importância de todo o feito, eles se alegravam. Brincavam entre as mudas e celebravam cada nova árvore plantada.

Acostumados a saudar os feitos de maior valor com música, eles criaram uma canção própria para essa “Mimãtihi”. Um forró xiado com letra em Maxakali, cujo a história conta a importância de ver a floresta crescer na cosmovisão do povo Tikmũ'ũn.

O intercâmbio

Nos dias 26 e 27 de março, houve o intercâmbio cultural. O evento foi realizado no PDS Pau Brasil, em Itamaraju-BA. Na ocasião, indígenas e profissionais do Programa Arboretum percorreram a trilha da Orquídea. O cacique Braga, da Aldeia Pé do Monte da etnia Pataxó, esteve presente como convidado especial. Na oportunidade, teve coleta de sementes, troca de saberes e muito mais.

A primeira etapa

Em 2023, durante a primeira etapa do projeto “Florestas Culturais”, foram implantados 10,97 hectares de agroflorestas nos territórios indígenas Pataxós e Maxakali. Além disso, houve capacitação, coleta de fibras, coleta de sementes, produção de mudas e o intercâmbio cultural, que promoveu o encontro entre Maxacali e Pataxós, fato que não acorria há 20 anos, de acordo com os indígenas.

A primeira etapa do projeto Florestas Culturais, executada entre janeiro e março de 2023, foi apoiada pela iniciativa RESTAURaccion do Serviço Florestal Canadense no âmbito da Rede LatinoAmericana de Bosques Modelo.


Por: Vida Diária/ASCOM

Órgãos municipais se unem a essa luta: Aconteceu a caminhada de conscientização ao combate da violência contra a mulher

Teixeira de Freitas, 21 de abril: Na manhã deste sábado (20), foi realizada uma caminhada de conscientização ao combate da violência contra a mulher, evento que ocorreu pelo Centro de Teixeira de Freitas, percorrendo a Avenida Marechal Castelo Branco (saindo da Praça da Prefeitura e finalizando na Praça dos Leões). Estiveram reunidos diversos representantes de órgãos municipais, como o prefeito Marcelo Belitardo, sua esposa Penélope Belitardo, dentre outros.

De acordo com o prefeito Marcelo Belitardo, “as mulheres merecem todo nosso respeito, é essa união aqui que faz a força. Obrigado a cada um e cada uma de vocês que participaram desse grande movimento. Trata-se de uma caminhada que tem o objetivo de chamar a atenção para combater a violência contra a mulher”.

Segundo Penélope Belitardo, “estamos na manhã deste sábado na praça da prefeitura, o intuito desta caminhada é chamar a atenção para as mulheres, as quais são vítimas de violência, devemos protegê-las, cuidar, acolher, porque não é fácil, mulheres que são vítimas de violência, muitas vezes, não sabem o que fazer. Então, a prefeitura de Teixeira possui equipamentos que auxiliam as mulheres, os quais as encaminham para tomar medidas legais e protegê-las”.

Conforme Yara Lopes, presidente do Conselho da Mulher, “a conscientização em relação a violência contra a mulher e o combate devem ser diário, mas, no ano passado, uma lei municipal proposta pelo nosso prefeito para que pudéssemos fazer esse tipo de movimentação, porém, essa lei foi censurada no fim do ano e recebemos ‘chuvas’ muito fortes, então, essa mobilização que nós fizemos não seria possível. Dessa forma, optamos em fazer essa caminhada em um mês fora dos meses que são feitos esse tipo de mobilização, justamente para demonstrar que essa luta precisa ser feita diariamente. Viemos todos de branco em alusão a paz, o nosso intuito foi realmente chamar a atenção, por isso que viemos em um dia com várias pessoas no comércio, em um sábado de manhã. Trouxemos várias faixas e placas com palavras de incentivo, elencando os 05 tipos de violência contra a mulher, descritos na Lei Maria da Penha. Então, o nosso objetivo foi de fato chamar a atenção da sociedade”.

Segundo Raquel Ferreira, coordenadora do CadÚnico, “estou aqui hoje nesta caminhada contra violência à mulher, a prefeitura de Teixeira abraça essa causa, assim como, a Secretaria de Promoção Social e de Cultura, hoje juntas dando um basta contra todo tipo de violência”.

Conforme Rose Oliveira, assistente social e acessora do SUAS, “sou assistente social e trabalho na Secretaria de Promoção Social e de Cultura, estamos aqui hoje fazendo uma caminhada ‘diga não à violência contra a mulher!’, precisamos desses momentos para juntas lutarmos por mais direitos e equidade, pois sofremos diariamente todos os tipos de violência”.

De acordo com Mateus de Sá, coordenador do CREAS, “este evento é muito importante, pois tem o intuito de conscientizar mais mulheres a lutar pelos seus direitos e que realmente denuncie todo tipo de violência, que não é só física, mas verbal, psicológica, dentre outros prejuízos que a mulher venha sofrer pelo fato de ser mulher. Temos vários canais de denúncias, como o 180 (canal direto de denúncia contra violência à mulher), o disk 100, procurar o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), DEAM e qualquer órgão de assistência social (como o CREAS)”.

Para Gisele Nunes, coordenadora do CRAM, “existe uma necessidade da população saber que há políticas públicas voltadas para a mulher. O CRAM é um setor que não é de conhecimento de todos, porque ele é muito necessário, é um setor muito importante para a sociedade, para as mulheres vítimas de violência e que não conseguem sair desse ciclo. Portanto, estamos aqui para acolhê-las. A iniciativa da caminhada foi exatamente para levar esse conhecimento para toda a população civil, causando um certo impacto, para que as mulheres saibam que elas não estão sozinhas”.

“O CRAM acolhe mulheres acima de 18 anos, que tenham a necessidade de uma escuta qualificada, nossa escuta é sigilosa, temos uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social e advogado. Quaisquer dúvidas, estamos localizados na Rua Águas Claras, número 380, bairro Bela Vista. Podem nos procurar!”, finalizou Gisele.

Basta! Não há mais espaço para violências contra a mulher!

Por: Vida Diária/Robson Dias e Thirza Bomfim

Inscrições abertas: A Esperança lança Projeto Oficina das Emoções em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Recentemente, o projeto A Esperança abriu as inscrições para uma nova oficina gratuita com o objetivo de atender as crianças carentes de Teixeira de Freitas.

O Projeto Oficina das Emoções, ministrado pela psicóloga Fabiana Viana Costa visa ensinar a criança a lidar com suas emoções de modo que possam desenvolver uma inteligência emocional capaz de encarar, com equilíbrio, os desafios e frustrações da vida.

A instabilidade emocional presente em adultos e adolescentes é um reflexo da negligência com o modo de lidar com as emoções durante a infância. A proposta do projeto é de atuar como um investimento a longo prazo em prol de uma vida mais equilibrada.

Além disso, por meio de atividades lúdicas, o projeto busca promover uma melhor interação com o próximo, desenvolvendo a empatia pelo outro. Algo cada vez mais necessário em um mundo marcado pela intolerância e aversão ao que é diferente.

O projeto Oficina das Emoções é destinado às crianças entre 5 a 10 anos. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (73) 99810-4124.

A sede da instituição A Esperança está situada na Rua Abelino Candido Medeiros, n° 113, bairro São Lourenço.

Conheça o projeto

Com quase 3 anos de atuação em Teixeira de Freitas, o projeto A Esperança proporciona uma série de ações sociais em prol das comunidades carentes em nosso município.

O projeto é referência na realização de oficinas, cursos e atendimentos médicos gratuitos (que incluem acompanhamento preventivo, psicológico e fisioterapia).

Além disso, A Esperança promove campanhas solidárias como doações de roupas, cestas básicas, além da distribuição do popular sopão.

O projeto também proporciona aulas de inglês, libras, canto e violão. Além disso, há cursos de design de sobrancelha, pintura em tecido e barbeiro.

Saiba como ajudar

Estas e muitas outras ações comunitárias dependem exclusivamente de doações, os interessados em contribuir para a manutenção das atividades d'A Esperança podem ajudar com uma doação por meio da chave-Pix do CNPJ projeto: 48.175.342/0001-79.

Por: Vida Diária/Luiz Oss

Final do Torneio do Trabalhador e a Conexão Bahia esteve presente como patrocinador e sorteando vários presentes

Teixeira de Freitas: A empresa Conexão Bahia há 8 anos na cidade com provedor de internet, sempre buscando inovar, oferecer aos seus clientes o melhor na área, e atraindo novos clientes, e não foi diferente durante o Torneio do Trabalhador realizado pela secretaria de Esporte e Prefeitura de Teixeira de Freitas.

Foram dias de muito lazer, e já no último dia, neste feriado (1º de maio), fechando com chave de ouro a final do torneio no campo do Bonadiman lotado, uma verdadeira festa, a equipe Conexão fez uma ação, onde presenteou várias pessoas que ali estiveram, teve caixa de cerveja, cesta com várias delícias e claro, alguns pix de R$50,00.

“Agradeço demais minha equipe que não mediram esforços para fazer esse dia especial, os influencers Mírian e Carioca, somaram para um trabalho completo, nossos agradecimentos à secretária Sandra, uma parceira da Conexão, mais ações como essa iremos continuar fazendo”. Falou o diretor da Conexão, Luiz Felipe.

As pessoas deixavam seu nome e já concorriam. Além de distribuição de picolés, e a alegria de toda equipe. “Gente eu não esperava ganhar nada, dei meu nome e fui surpreendida, adorei, ganhei uma cesta, obrigada Conexão”, falou super alegre uma das ganhadoras, Sandra Maria Costa.

A secretária de Esporte Sandra Drago conversou com nossa reportagem. “No dia do trabalhador, estamos nós aqui, fazendo jus o slogan ‘Gestão do trabalho’, tivemos corrida, ciclismo e finalizando com o torneio do trabalhador. Deixo meu agradecimento a equipe da Conexão, parceiro de sempre”.

Veja as classificações:

FUTEBOL MASCULINO

Categoria principal

CAMPEÃO: SÃO LOURENÇO

VICE-CAMPEÃO: JR GESSO

3º LUGAR: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA LIBERDADE

4º LUGAR: BAR TUCHA

ARTILHEIRO: FLAVIO DIAS (BILÓ) (06 GOLS)

GOLEIRO: WESLEY

 

CINQUENTÃO

CAMPEÃO: VAREJÃO DAS BATERIAS

VICE-CAMPEÃO: BABA AMIGOS BONS BOLA

3º LUGAR: MERCEARIA AVANTY

4º LUGAR: REFRIGERAÇÃO FRIOGÁS

ARTILHEIRO: PABLO (03 GOLS)

GOLEIRO: WESLEY FUTEBOL

 

FEMININO

CAMPEÃ: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA LIBERDADE

VICE-CAMPEÃ: ESTRELA DO SUL

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles