Caros leitores e leitoras, hoje gostaria de compartilhar com vocês um texto irretocável, da Dra. Diana Hage (Psicóloga), acerca da “Shine Theory (Teoria do Brilho). Essa teoria está crescendo bastante pelo mundo afora e tem por princípio, entre outras coisas, aumentar a sororidade entre nós mulheres, com vistas à diminuição da competição e da rivalidade feminina, que tanto prejudica a sinergia, o apoio mútuo, a cooperação, a solicitude, a ética coletiva e a felicidade recíproca pelas conquistas de outra mulher. Juntas somos mais fortes e irradiamos mais brilho....Boa leitura!!!!
A Importância da Teoria do Brilho (ShineTheory)
“ShineTheory”, ou Teoria do Brilho, foi cunhada pela jornalista norte-americana Ann Friedman.
Sua intenção com o termo é diminuir a competição feminina e propor maior aliança entre as mulheres no ambiente de trabalho. Ou seja, a tal da sororidade que significa o pacto entre as mulheres que são reconhecidas irmãs, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo.
A Teoria do Brilho declara basicamente que você brilha quando as mulheres que o rodeiam brilham. Ela encontra a sua base no apoio mútuo feminino e promove mulheres levantando outras mulheres, sem levá-las para baixo.
“Quando condenamos umas às outras pela qualidade do trabalho e aparência física, na verdade estamos sendo negativas em relação às nossas próprias carreiras e corpos” (Ann Friedman).
Em vez de se preocupar com os sucessos das outras e fazer comparações, trabalhe para usa-las como inspiração. As mulheres em todos os lugares são infinitos poços de conhecimento e sabedoria. Tire esse pensamento da cabeça que....., cercando-se de mulheres impressionantes, você vá parecer de alguma forma inferior. Só porque outra menina é inteligente não significa que você também não seja inteligente.
O mundo, na grande maioria dos países, é um lugar difícil para as mulheres e todos nós precisamos de um pouco de apoio.
Ninguém saberá melhor suas lutas induzidas pelo patriarcado do que uma deusa, e essa rede de apoio é inestimável. Também não precisamos nem devemos abrir mão da ajuda masculina, por isso convide homens a se engajarem na luta pelos direitos das mulheres afinal queremos igualdade.
“Não queremos mais ser 30% do quadro de funcionários. Somos metade da população e queremos a metade de tudo”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil. Para que as coisas aconteçam não fique de braços cruzados, se engaje, participe e preconceito de gênero nem pensar. Contribua para esta causa.
Junte sua turma garota e comece a dominar o mundo.
Diana Hage - Psicóloga
Disponível em:
http://psicologadianahage.com.br/a-importancia-da-teoria-do-brilho/. Acesso em: 23.02.2017
Abraço fraterno,
Gine Alberta Kinjyo. Pedagoga. Advogada. Professora Universitária. E.mail: [email protected]
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.