Academia Teixeirense de Letras apresenta os ganhadores do X Prêmio Castro Alves – Versão Regional

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) apresentou, nesta quinta-feira (4), os ganhadores da Versão Regional do X Prêmio Castro Alves de Literatura. Nas categorias poema, crônica e conto. 

Participam da Versão Regional os candidatos que residem em Teixeira de Freitas e nos demais municípios que compõem o chamado Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. 

Os vencedores da categoria poema são: Evaristo Souza Soares (1º lugar) com “Metamorfoseando-me”; Jackson Novais (2º lugar) com “Zabelê Pataxó”; e Patrícia Souza (3º lugar) com “poeMAS”.

Academia Teixeirense de Letras apresenta os ganhadores do X Prêmio Castro Alves – Versão Regional

As menções honrosas vão para Marília Pancieri (1ª menção) com “O som da floresta interior”; Iza Germano (2ª menção) com “Coloniza, colonizador”; e Luiz Oss (3ª menção) com “Desejo escarlate”. 

Na categoria crônica se destacaram: Patrícia Souza (1º lugar) com “Máquina de costura”; Evaristo Souza Soares (2º lugar) com “Curriculum vitae”; e Katrine Carvalho (3º lugar) com “Uma crônica artesanal metida a best-a”. 

As menções honrosas vão para Jackson Novais (1ª menção) com “Enfileirados”; Marília Pancieri (2ª menção) com “Duas castas”; e Daniel Rocha (3ª menção) com “Um carregador de sacos de cimento”. 

Os ganhadores do gênero conto foram: Evaristo Souza Soares (1º lugar) com “Veredas do meu sertão”; Patrícia Souza (2º lugar) com “O último embarque”; e Luiz Oss (3º lugar) com “A fábrica”. 

Academia Teixeirense de Letras apresenta os ganhadores do X Prêmio Castro Alves – Versão Regional

Já as menções honrosas ficaram com Marília Pancieri (1ª menção) com “O Cascateiro”; Vagno Vales (2ª menção) com “Tomtom e o cordão de latas”; e Jackson Novais (3ª menção) com “A verdadeira história de Bonny”. 

Os textos inscritos foram avaliados pelos seguintes jurados: Enelita Freitas, Erivan Santana e Maurício de Novais (poema); Arolda Figuerêdo, Cristhiane Ferreguett e Raimundo Magalhães (crônica); Elias Botelho, Fabiano Novais e Patrícia Brito (conto). 

“Nossos parabéns aos premiados e nossa gratidão aos confrades e às confreiras que toparam, de pronto, avaliar todos os trabalhos inscritos”, afirmou Almir Zarfeg, responsável pela organização do concurso literário. 

A sessão de premiação, marcada para fevereiro de 2026, dará início às comemorações dos dez anos de fundação da ATL. O evento contará também com o lançamento de livros, a posse de novos membros e a presença de convidados especiais. 
Os textos premiados receberão medalhas e certificados, além da quantia de R$ 500,00 (apenas para os três primeiríssimos colocados nas três categorias). 

“Nossos agradecimentos a todos e todas que, com sua participação, vêm contribuindo para que esse prêmio se torne uma referência em nossa região e na Bahia”, comentou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Banner alternativo
Exata
Gil Academia
Banner alternativo