tag  

Teixeira de Freitas: Aconteceu neste sábado (19) na Escola Municipal João Mendonça, no bairro Urbis II, o “Mutirão do Bem”, promovido pela ONG Movimento Exerça Cidadania em parceria com a Faculdade Pitágoras. Além dos serviços de cortes de cabelo, escova e diversão para as crianças, a ação social contou com a participação de estudantes dos cursos de Farmácia, Estética, Psicologia e Direito, que, supervisionados por professores, realizaram mais de 200 atendimentos especializados gratuitamente à comunidade. Uma equipe com mais de 50 voluntários, entre acadêmicos, professores e integrantes da ONG.

O projeto “Mutirão do Bem” é de iniciativa e desenvolvimento da ONG Movimento Exerça Cidadania, a qual busca parceria com as faculdades e universidades de Teixeira de Freitas para oferecer à comunidade, atendimentos especializados e específicos das áreas profissionais ofertadas em cada instituição educacional. O Mutirão do Bem já esteve no bairro Liberdade I, Urbis II, e está com datas marcadas para mais 04 bairros ainda em 2017. A Faculdade Pitágoras, parceira dos mutirões realizados, disponibilizou acadêmicos e professores dos cursos de Farmácia, Estética, Psicologia e Direito.

“Uma experiência única que todos devem ter. Fui muito bem atendida, descobri meu tipo sanguíneo, como está minha pressão, meu peso, e vi que, mesmo aos 60 anos, estou muito bem de saúde. Amei! Nota 10!”, disse a moradora Noêmia Alves, após ter participado dos atendimentos farmacêuticos. De acordo com o professor Jonatan Carvalho, a tipagem sanguínea e aferição arterial são serviços que fortalecem a atenção básica da saúde no município, pois ajudam a diagnosticar e prevenir doenças, bem como incentivar a doação de sangue.

A experiência é fundamental para os alunos exercerem na prática, tudo o que os professores passam em sala de aula e, principalmente, prestarem um serviço social. “Experiência maravilhosa! É muito gratificante estar aqui, neste ‘corpo a corpo’, observando de perto a necessidade da população e podendo ajudar, que é o mais importante, o servir”, conta a acadêmica do curso de Psicologia, Nara Cristina. Para a acadêmica Monique dos anjos, o evento serviu de aprendizado pessoal e profissional: “Com essa oportunidade, expandimos a visão sobre o curso e a profissão, que não se tratam só de teorias, mas de pesquisas e estudos que tenham fundamento, isso podemos observar aqui, na prática, vivenciando”.

Para os professores, é também uma forma de apresentar à comunidade, não somente o curso, mas as variáveis da profissão. “A experiência está sendo extremamente enriquecedora, trazer o nosso aluno para a vivência prática, onde a comunidade precisa dos atendimentos psicológicos, até mesmo para desmistificar o trabalho do psicólogo, ainda desconhecido por muitas pessoas, pois não está restrito ao atendimento clínico, de pessoas com problemas de ordem mental, há também o exercício da prevenção de agravos, promoção da saúde, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, entre outros. Uma vez que nós somos a única faculdade com o curso de Psicologia do Extremo Sul, temos o compromisso de preparar e capacitar o profissional que irá atender às diversas demandas da sociedade, e é com ações como a de hoje, que conseguimos solidificar o aprendizado”, explica a coordenadora do curso de Psicologia, Waniele Aguilar.

Os atendimentos estéticos, cortes de cabelo e escovas fizeram sucesso. Para a professora Franciele Garcia, do curso de Estética, a ação se resume em uma palavra - Gratidão: “Quando se faz algo pelo próximo, pela comunidade, é uma valorização pessoal e também do coletivo. Para o aluno, é estar em contato direto com as pessoas, assim como será na futura profissão”.

Os atendimentos jurídicos serviram para orientar e tirar dúvidas sobre quais órgãos os cidadãos podem recorrer. A professora do curso de Direito, Carla Rodrigues, afirma que, em ações sociais, os alunos começam a sentir a realidade do direito. Atendendo às pessoas, eles praticam o que aprenderam na teoria, e também o lado social é muito importante. “O mutirão tem o papel de humanizar o curso do direito, pois além do atendimento jurídico, os atendentes dão atenção ao ser humano, atenção às prioridades, principalmente no âmbito do direito de família, onde já os prepara para quando forem advogados, sendo mais mediadores do que litigantes. Então, a oportunidade do mutirão proporciona isso, a proximidade social”, destaca.

A diretora da escola, Lucimar Ferreira, conta que, para o calendário escolar, estava previsto o dia da “Família na Escola”, assim, o mutirão foi o evento que proporcionou esse momento aos moradores, alunos, professores e famílias.

Idealizador do projeto e um dos organizadores do mutirão, Jonathan Molar agradece aos participantes. “Tudo correu bem, vi bastante gente feliz e satisfeita quando saiu, muitas crianças brincando, pula-pula, algodão doce, as atividades lúdicas com a turma de Psicologia. Gostaria de agradecer aos acadêmicos e professores da Faculdade Pitágoras, aos voluntários da ONG Movimento Exerça Cidadania, à equipe da escola por ter dado o apoio e suporte, e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização do evento”, finaliza. 

Por: Vida diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo