Alcobaça: Audiência pública realizada nesta quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores reuniu pequenos produtores rurais, vereadores, secretários municipais e o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA).
Organizados em associações, os pequenos produtores têm um papel importante no desenvolvimento da agricultura alcobacense e na microrregião do extremo sul baiano. Por conta disto, o evento contou com a participação de representantes de diferentes entidades de âmbito municipal, regional e estadual.
Para o secretário de Agricultura de Alcobaça, Ademar Botelho, o encontro permitiu esclarecer sobre o programa. "Dar oportunidade às famílias de pequenos produtores rurais de vender seus produtos diretamente para o poder público municipal. Esse foi o assunto discutido nesse encontro", afirmou.
Segundo o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, o município tem no orçamento a previsão de compra de produtos diretamente dos pequenos produtores. "Nosso orçamento tem em caixa R$ 139 mil reais, podendo no futuro ser aumentado, para ajudar a agricultura familiar, adquirindo produtos que abastecem as escolas municipais", explicou.
A audiência também contou com a presença de Zelice Pessoa, nutricionista e representante da Secretaria de Justiça dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, Eliete Amaral, secretária de Agricultura do município do Prado, Fernando Pimenta, engenheiro agrônomo, dos vereadores Pipi, Dedé do Caxangá e Érico Miranda, dos secretários municipais, Ademar Botelho (Agricultura), Jackson Lacerda (Meio Ambiente), Gildo Conceição (Educação), Ivan Noronha (Assistência Social),dentre outros nomes.
Ao final, os fornecedores assinaram o termo de compromisso e o próximo passo será realização das compras dos alimentos. O PAA é um programa do governo federal que dá oportunidade ao pequeno produtor rural de vender os alimentos produzidos em suas propriedades, beneficiando pessoas e entidades que estão em situação de vulnerabilidade alimentar. O programa é executado pelas prefeituras, através das secretarias municipais de Agricultura.
Por Vida Diária: Andressa Lima/Ascom.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.